COLUNAS

min de leitura - #

Encontro em Foz

Da Redação

| Edição de 29 de novembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir de amanhã até 2 de dezembro, Foz do Iguaçu será sede do governo do Estado, que para lá vai deslocar toda sua estrutura administrativa para atender aos prefeitos eleitos e reeleitos no encontro estadual de líderes públicos. A Assembleia Legislativa também estará presente com todos os seus deputados. O encontro de prefeitos eleitos e reeleitos em Foz do Iguaçu, que será aberto pelo governador Beto Richa (PSDB), faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae-Pr. Criado em 1998, o programa trabalha de forma integrada temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e incentivo a micro e pequenas empresas. Representantes dos 399 municípios do Paraná confirmaram presença neste evento de caráter técnico e administrativo.

Precatórios Ao participar ontem da plenária dos prefeitos em fechamento de mandato, em evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Beto Preto defendeu urgentes mudanças em relação ao atual sistema de pagamento de precatórios pelas prefeituras. “Vamos a Brasília negociar com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles”, anunciou.

Prazo curto Conforme o prefeito de Apucarana, o prazo para pagamento dos precatórios trabalhistas e com fornecedores foi encurtado e as prefeituras não estão dando conta de pagar. “Nos próximos dias vamos repassar aos prefeitos da Amuvi o teor dos importantes temas abordados pela Frente Nacional de Prefeitos”.

Cidadania A Câmara de Apucarana entrega hoje à noite título de Cidadão Honorário ao padre Jefferson da Matta, proposto pela vereadora Aurita Bertoli (PT). “Estou muito feliz pela entrega desse título, principalmente se tratando de uma pessoa que tanto contribuiu com as pessoas de nossa cidade”, justifica a vereadora Aurita.

Sessão A entrega do título de cidadania ao Padre Jeferson será feita logo após a sessão ordinária das 20 horas, que tem na ordem do dia apenas quatro requerimentos e nenhum projeto de lei. A mesa diretora da Casa deverá propor a suspensão do primeiro e do segundo expediente para que a sessão seja mais curta para entrega do título.

Requerimentos Os requerimentos são de Mauro Bertoli (DEM), que pede academia ao ar livre no Matias Hoffmann; de Antoniassi (PSDB), para implantação de uma macrorregional de saúde a servidores do Estado; e de Vladimir (PDT) pedindo subdelegacia de polícia no Ponta Grossa e casa de recuperação.

Negros O dirigente do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), Carlos Alberto Figueiredo, pediu à mesa diretora da Câmara para fazer uso da Tribuna do Legislativo na sessão ordinária de hoje à noite. Com atraso, ele vai falar sobre o Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro.

Diplomação A Justiça Eleitoral da Comarca de São João do Ivaí marcou para o dia 9 de dezembro, às 14 horas, na sede do seu fórum eleitoral, a solenidade de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos no pleito do dia 2 de outubro deste ano nos municípios de São João do Ivaí, Godoy Moreira e Lunardelli.

Contatos A prefeita eleita de Cruzmaltina, Luciana Bueno de Camargo (PSDB), esteve visitando várias secretarias e órgãos do governo do Estado na última semana, acompanhada do esposo Maurício Bueno, que é coordenador de núcleos regionais do Estado. Luciana já está preparando projetos a serem executados em 2017.

Repasse do FPM Prefeituras recebem amanhã o terceiro repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 8,68% maior em comparação com igual período do ano passado, em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação.. Contando com a inflação, o crescimento é de apenas 1,76%.

Reforma política A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal vai ouvir nesta quinta-feira professores e juristas sobre pontos considerados importantes para o colegiado decidir sobre a matéria. Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), é fundamental que sejam debatidos na comissão os diversos formatos de sistemas eleitorais e suas implicações.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos eleitos do Vale do Ivaí ainda estão enfrentando ações judiciais de adversários.

Algumas ações judiciais foram protocoladas ainda na campanha eleitoral, outras depois.

Muitas câmaras de vereadores da região estão trabalhando em ritmo de despedida neste final de ano.

Vereadores que não conseguiram reeleição só esperam pelo encerramento do mandato.