CIDADES

min de leitura - #

Encontro reúne 30 escritores apucaranenses

Da redação

| Edição de 14 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os tempos de primazia da imagem e das redes sociais de comunicação instantânea levam a pensar que pouco se escreve e que quase nada se lê. A movimentação do hall de entrada do Cine Teatro Fênix, na última quarta-feira, no 1º Encontro de Escritores Apucaranenses, mostrou que ainda há muito espaço para leitura.
Havia muita gente interessada nos livros dos 30 autores apucaranenses. E como quem escreve quer, sobretudo, ser lido, os autores se mostravam comunicativos e contentes com o público presente. A secretária de Cultura, Maria Agar, destacou a felicidade de ter reunido gerações diferentes de autores numa mesma sala, ao mesmo tempo. “Temos decanos das letras de Apucarana e gente que está começando agora. Temos rascunhos de livros. Acho que esse é um momento mágico, com todos interagindo”, disse. 
Uma das escritoras presentes, Mara Ivete Santos Luz, declara o amor à cidade em que nasceu e cresceu em seus livros, entre eles “Pé no Chão, Rosto ao vento... e outros tempos”, “Unhas Vermelhas Poéticas”. Ela afirma que escrever é uma maneira de devolver à cidade um pouco de tudo que Apucarana ofereceu a ela de riqueza “cultural, social, econômica e histórica”. 
Para Ivete, o encontro dos escritores se reveste de fundamental importância em especial para aqueles que ainda estão no anonimato. Para ela, há uma literatura riquíssima na cidade. “Acredito que, assim como antes de começar a publicar muitos escritores locais me influenciaram, da mesma maneira um encontro como esse é fundamental para as futuras gerações. Estamos semeando literatura e arte poética”, profetizou Ivete. 
O coordenador de Filosofia e Ensino Religioso do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professor Luiz Antônio Burim, destacou a relevância do encontro por reunir decanos das letras do município e do Estado do Paraná.