POLÍTICA

min de leitura - #

Encurtando distância

Da Redação

| Edição de 06 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), faz hoje a entrega de mais uma etapa do Programa Interbairros, criado na gestão do ex-prefeito Beto Preto (PSD), hoje secretário de Estado da Saúde. Trata-se da pavimentação asfáltica de 3.000 m² da Rua Mário Mendes Marques, reduzindo a distância entre a Vila Nova e a região dos jardins Marissol, Paraná e Paraíso. De acordo com o prefeito, nas obras de drenagem e asfalto e outros serviços foram investidos R$ 250 mil. “Como já dizia o Beto Preto, estamos encurtando distância e aproximando pessoas”, assinala o prefeito Junior da Femac, assinalando que isso significa melhor qualidade de vida.

CMEI na sexta Mais uma obra será inaugurada nesta semana em Apucarana pelo prefeito Junior da Femac e a secretária municipal de Educação. Trata-se da reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Ignácio Neto, localizado no Núcleo Habitacional Michel Soni. Foram investidos R$ 656 mil com a reforma de 187² e ampliação de 317m². O ato está previsto para às 16h30. 

Beto & Junior Cumprindo agenda no Norte do Estado, o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, passou no final da tarde de ontem na Prefeitura de Apucarana. Ele se reuniu com o prefeito Junior da Femac e alguns secretários municipais. “Tratamos sobre o encaminhamento de obras na área da saúde e revisamos alguns projetos que estavam planejados na gestão Beto Preto”, informou Junior da Femac. 

Promulgação O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Molina (Rede), fará na próxima sexta-feira a promulgação de seis projetos de lei de autoria dos vereadores que foram aprovados pelo Legislativo, porém as leis não foram sancionadas pelo Executivo dentro do prazo regimental. O ato, com a presença dos vereadores e assessores, está previsto para as 15h15 no gabinete da Presidência.

Novas leis Serão promulgados os seguintes projetos: do vereador Deco (PL), que obriga bancos terem estacionamento para clientes; de Rodolfo Mota (PSD), que garante atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia; de Lucas Leugi (Rede), que obriga ônibus coletivos a ter sistema de rastreamento e controle; de Gentil Pereira (PV), que institui a Semana de Combate à Violência Infanto-Juvenil; de Molina, que cria a “Rua de Recreio”; e de Leugi e Marcos da Vila Reis (PSD), que cria a Creche do Idoso.

Cristina Silvestre A vereadora Márcia Regina da Silva Sousa (PSD) deverá receber na próxima sexta-feira, na Câmara de Apucarana, a visita da deputada estadual Cristina Silvestre (Cidadania). A parlamentar ocupa a função de Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto de criação da Procuradoria da Mulher no Legislativo apucaranense, proposto pela vereadora Márcia Sousa mas que foi rejeitado em plenário, será um dos assuntos a serem discutidos.

UBS de Cambira O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), pretende investir forte no setor de saúde já a partir deste ano e também em 2010, visando ampliar e melhorar o atendimento à comunidade. Uma das propostas será a ampliação da UBS Anésio Miliati, além da aquisição de mais três veículos para a Autarquia Municipal de Saúde. O setor vem sendo comandado pela vice-prefeita Ana Lúcia, que é a secretária municipal de Saúde.

Caso Ziroldo O Ministério Público do Paraná cumpriu ontem 13 mandados de busca e apreensão em Astorga, Rolândia e Pitangueiras, em imóveis do ex-prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, do filho e da nora dele, e de agentes públicos. Eles são suspeitos de enriquecimento ilícito. Essa investigação é um desdobramento de uma operação realizada pela promotoria no início de setembro que prendeu o ex-prefeito, o filho Daniel Ziroldo e a nora Luciana Ribeiros. Os três respondem a uma ação penal em liberdade.

Excluído do grupo Alvo de inúmeras críticas dos colegas por seus questionamentos em relação ao projeto da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa que muda as regras para o uso da verba de ressarcimento para gastos do mandato, o deputado Homero Marchese (PROS) disse ontem que foi excluído do grupo do Whatsapp dos parlamentares. Marchese propôs, por exemplo, a proibição do ressarcimento de gastos com alimentação em Curitiba ou na cidade onde os parlamentares residem.