CIDADES

min de leitura - #

Enem tem 8,1 mil inscritos na região

Da Redação

| Edição de 01 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 8 mil candidatos são esperados em quatro municípios da região para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado depois de amanhã. O número é 11% menor do que o ano passado que registrou 9.131 inscritos.  Em todo o país, são 5,1 milhões de inscritos, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Apucarana concentra maior número de inscritos, são 3.096. Já em Arapongas, 2.269 alunos vão fazer a prova que será aplicada também em Ivaiporã e Jandaia do Sul (ver infográfico). A assistente de recursos humanos, Ketlen do Vale, 22 anos, fará  a prova em Apucarana. Será a segunda experiência dela no exame na tentativa de ingressar em um curso de psicologia. “Estou estudando por conta própria esse ano e pretendo ingressar em uma universidade pública”, afirma.  
Ketlen está bastante nervosa em relação a redação, porém chuta um possível tema. “Estou bastante nervosa, esse ano será uma incógnita. Mas tenho que estar preparada. Nesse ano eu aposto no tema depressão e suicídio”, diz. 
Não só candidatos mas também professores estão curiosos para saber como será o primeiro Enem no governo de Jair Bolsonaro. Com base nas discussões sobre as prova, o professor de produção textual e literatura Bruno Augusto Monteiro Gonçalves, de Apucarana, aposta em uma prova mais ‘conteudista’, com menos interpretação em relação a matérias com princípios sociais e com mais com temas tradicionais de escola. “Desde 2015, as provas do Enem trabalharam muito a relação social. O aluno aprendia algo na escola e tinha que inserir na sua realidade, o que é algo muito bom e interessante, porém pode gerar muitas discussões e tabus, como já aconteceu”, comenta. 
Além da mudança metodológica, os candidatos também estão preocupados com o tema da redação, pois tirar uma boa nota no texto garante muito mais peso na média final do que gabaritar as questões objetivas. 
De acordo com Gonçalves, é difícil saber o que vai cair, porém cogita vários temas possíveis. “A redação vai trabalhar um a problemática social, mas não de temas tabus. Estou cogitando temas como coaches e a nova formulação de trabalho, depressão, saúde e humanização do atendimento, movimento antivacina, educação financeira, critério da educação domiciliar, esporte como forma de inclusão social, direitos sociais e outras questões que não trariam grandes discussões”, acredita.
Além das recomendações básicas como conferir local de prova,  o professor dá outras orientações durante a prova. “Ao fazer a prova sempre indico que os alunos comecem pela redação, tendo em vista que a redação exige do aluno uma organização das ideias”, orienta.
Nas questões objetivas, o professor recomenda que o aluno leia os enunciados com calma e dê mais atenção às questões as quais tenha mais facilidade e habilidade.  “Muitos alunos têm dificuldade porque interpretam o texto e, na hora de colocar em prática na questão, parece que todas as alternativas são corretas, mas porque não prestou atenção no que foi pedido no enunciado”, destaca.

Redação no primeiro dia de prova
As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A distribuição das provas está mantida.
No primeiro dia será aplicada redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas. No segundo dia será aplicada prova com 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza. A correção irá começar logo depois das provas, ou seja, a partir das 19h do dia 3 de novembro e a partir das 18h30 do dia 10 de novembro.
Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro. No entanto, o Brasil Escola vai disponibilizar o gabarito não oficial assim que as provas terminarem. Todos os anos realizamos a correção comentada ao vivo do Enem, com professores de ensino médio e cursinhos pré-vestibular.