CIDADES

min de leitura - #

Engenharia Civil da UTFPR tem nota máxima no Enade

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O curso de Engenharia Civil do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no ano passado. O resultado foi divulgado anteontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). 

O diretor-geral do campus Apucarana da UTFPR, professor Marcelo Ferreira da Silva, revelou que entre os cinco cursos de engenharia civil da instituição no Paraná, a melhor nota ficou com Apucarana, que obteve a nota máxima (5) e a segunda melhor colocação. Ele lembra que o curso foi criado em 2013, instalado no primeiro semestre de 2015. “Este resultado de excelência demonstra que estamos promovendo formação acadêmica com qualidade, dentro das exigências do concorrido mercado de trabalho”, afirmou Silva.
Semestralmente são disponibilizadas 44 vagas, totalizando 88 anuais e a seleção de candidatos para provimento de vagas utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC). A primeira turma de engenheiros civis da instituição se formou no ano passado. “O prefeito e engenheiro civil Júnior da Femac, inclusive, foi o patrono da turma”, contextualizou o diretor-geral do campus, ressaltando que a parceria com a Prefeitura foi fundamental para a criação da engenharia civil e outras engenharias, por conta da mobilização do ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do atual prefeito Júnior da Femac. “A gestão foi fundamental, atuando de forma direta e buscando apoios importantes junto a parlamentares em Brasília, além de auxílio contínuo na estruturação e manutenção da universidade”, disse o professor Marcelo.
O Paraná teve 48 cursos superiores avaliados com a nota máxima em universo de 623 cursos de 29 áreas, em instituições públicas e privadas. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi a instituição com mais cursos (11 no total) que obtiveram o conceito 5 que é o mais alto (as notas vão de 1 a 5). Em seguida aparecem a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 9, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambas com 5.  Entre pos cursos de engenharia civil, a nota 5 foi obtida pelas pela UTFPR, UEL, UEM, UFPR e UEPG.