COLUNAS

min de leitura - #

Enquetes estão proibidas

Editoria de Política

| Edição de 21 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A realização de enquetes e sondagens sobre as eleições de 2018 está proibida desde ontem. A Resolução do TSE nº 23.549/2017 define como enquete ou sondagem “a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas” na própria norma. Ou seja, são levantamentos que não atendem a requisitos formais e a rigores científicos. Até as eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, desde que sua divulgação estivesse condicionada à informação clara de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. Com a mudança foi acrescentado o parágrafo 5º do artigo 33  da Lei das Eleições com a seguinte redação: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”. Infração resulta em multa a ser estabelecida pela Justiça Eleitoral.

Caravana Uma caravana de Apucarana com cerca de 150 pessoas, liderada pelo prefeito Beto Preto (PSD), seguiu ontem no final da tarde para Curitiba, a fim de participar da convenção estadual do PSD, hoje pela manhã, que vai oficializar o nome do deputado estadual Ratinho Júnior como candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro deste ano.

Candidatos O grupo político de Ratinho Júnior, composto por vários partidos, deverá homologar hoje pelo menos dois candidatos a deputado estadual por Apucarana. Um deles o delegado de polícia José Aparecido Jacovós, que é filiado ao PSD. O outro é o ex-vereador Sérgio do Cristma, que era do PSDB e agora está no PV, que apoia Ratinho Júnior. O PV faz convenção à tarde.

Arruda I Parte dos filiados ao MDB do Paraná lançou na véspera da convenção da legenda em Curitiba, marcada para hoje, a pré-candidatura do deputado federal João Arruda ao governo do Estado. A proposta será levada à votação durante a convenção na sede do partido, no Batel. Arruda é sobrinho do senador Roberto Requião, pré-candidato à reeleição e presidente estadual do MDB. 

Arruda II A indecisão do ex-senador Osmar Dias, pré-candidato ao governo pelo PDT, em ajustar uma aliança com o senador Roberto Requião teria motivado o grupo a lançar o nome de João Arruda para pressionar o pedetista. A aliança entre Osmar e Requião vem sendo negociada desde o início do ano, mas não houve resposta até agora. 

Na nacional Osmar Dias participou ontem, em Brasília, da convenção nacional do PDT, que oficializou a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes à Presidência da República. “O país vive uma crise política que parece não ter fim. A eleição de outubro precisa contribuir para colocar o Brasil no eixo e serenar os ânimos”, afirma Osmar. 
Admirado O ex-vereador Dercílio Rodrigues, de Apucarana, manifestou-se ontem admirado com a grande frota de veículos e máquinas adquirida pela gestão Beto Preto. Segundo ele, Beto Preto mostra que é bom gestor. “Na minha época, quando se comprava um veículo era aquele foguetório na cidade”, diz Dercílio, que foi vereador por duas gestões de 1993 a 2000.

FPM maior Prefeituras receberam ontem do Tesouro Nacional a segunda parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante depositado é 28,42% maior em relação a igual período do ano passado, sem considerar os efeitos da inflação. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no acumulado do ano o FPM registra crescimento.

Alerta Ao considerar o comportamento da inflação, de acordo com a CNM, observa-se que o acumulado do FPM em 2018 aumentou 5,62% em relação a igual período de 2017. Apesar deste cenário positivo, a confederação alerta os prefeitos para que mantenham cautela nos próximos meses, no sentido de garantir caixa para fechamento do exercício.

Prisões I O ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli foi preso na manhã de ontem pela Polícia Federal (PF). Também foram presos os advogados André Puccinelli Júnior, filho do ex-governador, e João Paulo Calves. Os mandados de prisão foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Prisões II A 5ª Fase da Operação Lama Asfáltica, chamada de Papiros de Lama, foi deflagrada com objetivo de combater uma organização criminosa que desviava recursos públicos. André Puccinelli e demais presos são acusados, entre outros crimes, de fraudar licitações e superfaturar obras, causando um prejuízo ao erário de mais de R$ 235 milhões.

Vapt Vupt

Prefeitos, vereadores e lideranças políticas de vários municípios do Vale do Ivaí seguiram para Curitiba.
As comitivas do Vale participam de convenções de diferentes partidos que acontecem hoje na Capital.
Com a realização das convenções, o clima eleitoral começa a esquentar no Paraná e em toda a região.
O período de realização da Copa do Mundo fez com que as eleições ficassem em segundo plano nas cidades.