CIDADES

min de leitura - #

Ensino de Jandaia recebe certificação nacional

Da Redação

| Edição de 02 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jandaia do Sul faz parte do grupo de vinte e duas redes municipais de ensino do Paraná que receberam o selo Bom Percurso do projeto Educação que Faz a Diferença. A iniciativa, coordenada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e pela entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), mapeou as redes de ensino com bom desempenho para diagnosticar as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico.

Segundo a diretora de Educação de Jandaia do Sul, Jucimara Tomazini, o selo é um reconhecimento do trabalho realizado. “Dos mais de 5,5 mil municípios do Brasil nosso trabalho ter sido reconhecido foi uma excelente notícia para equipe”, comenta.
Para ela, a gestão democrática adotada na pasta, com foco nas demandas de cada escola foram o diferencial do município. “Muitas vezes o investimento da educação não é focado onde se necessita. Nós, por exemplo, ouvimos os professores e então passamos a investir em multimídia, livros e formação de docentes inclusive com temas e pontos que foram sugeridos pelas escolas, dando preferência para profissionais da região que conhecem a nossa realidade ”, comenta.
O Paraná foi o segundo estado com mais redes reconhecidas no estudo, ficando atrás somente de São Paulo, com 32. Na região, também foram  agraciados com o selo Apucarana, Mandaguari e Rolândia.

PANDEMIA
Com cinco escolas e 750 alunos no ensino fundamental, Jandaia do Sul também vem enfrentando os desafios da educação durante a pandemia. Com as aulas  em video sendo encaminhadas via what app, o município adotou também um cronograma de atendimento individual para os alunos que a equipe  identificou dificuldades de desempenho. “Esses alunos são atendidos individualmente, com uso de máscara, álcool gel, enfim todo o protocolo, com horário marcado para que nenhum aluno seja prejudicado no seu processo de aprendizagem”, diz.,