CIDADES

min de leitura - #

Epidemia de dengue chega a 20 municípios

Da Redação

| Edição de 20 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais um município da região passa a registrar epidemia de dengue. Com 19 casos confirmados e outros 25 em investigação, Cruzmaltina entrou nesta semana na lista das cidades com índice epidêmico da doença segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado ontem. Agora são 20 municípios da região em epidemia.

Considera-se em epidemia quando a incidência da doença ultrapassa 300 casos para cada 100 mil habitantes. Com, 2.980 habitantes, Cruzmaltina atingiu índice de 335,57 casos/100 mil.
O secretário de Saúde de Cruzmaltina, João Antônio Ferreira de Castro, destaca que foram necessárias apenas algumas semanas para a dengue se alastrar. “Nosso município estava redondinho, fizemos vários arrastões e não tínhamos casos”, comenta. Segundo ele, a maioria dos pacientes se infectou em outros municípios. Ele destaca, ainda, que a população não tem colaborado com o trabalho da epidemiologia. 
“A gente sabe que vários pacientes estiveram fora, em Faxinal, Londrina e outras cidades em epidemia, mas ficam com vergonha de falar que estiveram circulando, talvez por conta do coronavírus, e isso dificulta muito o trabalho da saúde”, afirma. O município já iniciou os bloqueios e aplicação de inseticida com bombas costais até a chegada do caminhão fumacê.
REGIÃO
Com a inclusão de Cruzmaltina, a região soma agora vinte municípios em epidemia de dengue. Em uma semana, a 16ª Regional de (RS) Saúde de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã registraram mais 309 registros de dengue, elevando para 5309 o número de casos. O aumento desta semana, entretanto, foi menor que o registrado no boletim da semana passada, quando foram 429 casos nas duas regionais.

QUEDA
O recuo na taxa de incidência é uma tendência estadual. Segundo estudo da Sesa, nas últimas semanas, 20 municípios que estavam em situação de alerta ou em epidemia não apresentaram novos casos autóctones confirmados e estão com a taxa de incidência zerada.
“Os dados são preliminares, mas podem ser comprovados graficamente pelos números que os próprios municípios enviam para a Sesa. Porém, a dengue segue como uma das maiores preocupações do Governo do Estado. O Paraná ainda está em epidemia e o trabalho da Vigilância Epidemiológica é constante nas 22 Regionais de Saúde, apoiando todos os municípios em ações de prevenção e controle. Esses números demonstram que o trabalho efetivo de campo vem dando resultado”, afirma ao secretário de Saúde, Beto Preto. (COM AEN)