CIDADES

min de leitura - #

Erosão avança no Córrego Bandeirantes em Arapongas

Vanuza Borges

| Edição de 23 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As chuvas intensas do fim de semana voltaram a preocupar Arapongas, em especial em alguns pontos com erosões, como no Jardim Bandeirantes e San Rafael. O problema mais grave ocorreu na Rua Pavão, no trecho de acesso entre os bairros Bandeirantes e Portal das Flores, onde o Córrego Bandeirantes transbordou e a enxurrada invadiu a via por algumas horas. Ontem à tarde, equipes da Secretaria de Obra estiveram no local para fazer a limpeza da via e reforçar a contenção.

Imagem ilustrativa da imagem Erosão avança no Córrego Bandeirantes em Arapongas

O problema é antigo, segundo os moradores, mas sempre vêm à tona nos períodos de chuvas, como em janeiro de 2016. A erosão já tem mais de 5 metros de extensão. A tubulação, que está com parte comprometida pelo lixo, não consegue captar toda a água, que acaba transbordando na pista. “A sujeira tranca a tubulação e enxurrada acaba transbordando”, diz o encarregado da garagem de máquinas João Carlos Cardoso.
Porém, no outro lado da rua, a erosão também avança. Numa pequena parte foi construída contenção, evitando que a erosão chegasse até a via. Para o morador de uma chácara, próximo ao córrego, o estudante Matheus Galardinovic, o problema vai além da erosão. “Quando chove, a enxurrada, que vem cheia de lixo, invade uma mina, que fazemos uso regularmente”, diz.
Ainda segundo o estudante, a via é regularmente usada por trabalhadores. A Rua Pavão foi liberada ontem no final da tarde. Cerca de dez funcionários da Prefeitura trabalharam para retirar o barro e colocar pedras na margem do córrego. “As pedras são usadas para dar sustentação e evitar que a erosão avance”, diz Cardoso.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, de Arapongas, Caroline Gonçalves Artacho, outra situação ocasionada pelas chuvas foi o rompimento de um muro no Jardim Bandeirantes, mas ninguém ficou ferido.
No caso do Jardim San Rafael, a erosão já destruiu parte da estrutura do Club Campestre. O problema é antigo e foi parar na Justiça. (VANUZA BORGES)