CIDADES

min de leitura - #

Escola de Apucarana representa PR em prêmio

Da redação

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, de Apucarana, será o representante paranaense na etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) edição 2017. A seleção regional será em Florianópolis, nos 30 e 31 deste mês.
Já a etapa nacional será nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bonito no (MT). O Colégio Osmar Guaracy Freire ficou em primeiro lugar entre as escolas inscritas. O processo de seleção, no Estado, foi dividido em duas etapas: local e estadual. A primeira seleção foi feita pelo Comitê Local, composto por representantes da equipe pedagógica dos Núcleos Regionais de Educação e das secretarias municipais de educação.

Imagem ilustrativa da imagem Escola de Apucarana representa PR em prêmio


A segunda etapa foi realizada pelo Comitê Estadual, composto por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que escolheram o Colégio Osmar Guaracy Freire como representante paranaense para a disputa regional com as escolas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Os estudantes, pais, funcionários, professores e toda a comunidade estão orgulhosos da escola. Quando fizemos o comunicado da seleção, alguns pais se emocionaram porque percebem a importância que a escola tem na vida dos filhos e que a sua colaboração está dando resultados”, disse a diretora Marlene Beletato.
Um dos critérios para participação na premiação foi uma autoavaliação da escola envolvendo pais, estudantes, professores, pedagogos, agentes educacionais e demais representantes da comunidade. Após a análise, a equipe da escola elaborou um plano de ação para superar os desafios apontados.
A diretora conta que ao longo dos anos o colégio desenvolveu uma metodologia de trabalho baseada na decisão democrática, inclusiva e colaborativa na qual a comunidade sempre participa das decisões do cotidiano escolar. “É o reconhecimento dos projetos que desenvolvemos ao longo dos anos diariamente em nossa escola com o apoio e participação constante dos pais e da comunidade”, explicou Marlene, que está há 15 anos na direção da escola.
A escola também participa ativamente da vida da comunidade por meio de projetos de preservação ambiental e bazares beneficentes. Também são desenvolvidas atividades nas salas de recursos, espaço comunitário para leitura, jardinagem, horta, além de aulas de espanhol e francês ofertadas pelo Centro de Línguas Estrangeiras e Modernas (Celem).
O colégio possui 535 matrículas do ensino fundamental, médio e técnico.