CIDADES

min de leitura - #

Escola Municipal de Artes atende 1,4 mil alunos

Da redação

| Edição de 09 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Escola Municipal de Artes de Apucarana iniciou nesta semana as atividades de 2020 com todas as turmas de teatro, música e dança completas. Não foi possível atender todos os interessados devido à grande procura registrada neste ano. As aulas de música, por exemplo, fecharam com 450 alunos e ainda há outros 300 na fila de espera. 

A Escola Municipal de Música, que acaba de entrar no segundo ano, oferece aulas de violão, violino, violoncelo, bateria, piano, saxofone, clarinete, flauta doce e flauta transversal, com turmas no Cine Teatro, Centro da Juventude e Praça CEU. O resultado do primeiro ano de aprendizado musical de 400 alunos pôde ser conferido na apresentação dentro da programação cultural e artística de Natal, no platô da Praça Rui Barbosa.   

Imagem ilustrativa da imagem Escola Municipal de Artes atende 1,4 mil alunos


A demanda pela Escola Municipal de Dança também vem crescendo a cada ano. As aulas de dança clássica e moderna fecharam com 700 alunos e ainda há outros 200 interessados aguardando uma vaga. As atividades também acontecem no Cine Teatro Fênix, Praça CEU e Centro da Juventude. 
Já a Escola Municipal de Teatro fechou as inscrições para 2020 com 250 alunos. As atividades são desenvolvidas no Cine Teatro Fênix e no Centro da Juventude, de segunda-feira a sexta-feira. 
A secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), Maria Agar, afirma que a Escola Municipal de Artes nos moldes que é ofertada em Apucarana é algo inédito no país. “Todas essas atividades, de dança, teatro e música, são oferecidas gratuitamente pelo município. Fizemos uma pesquisa pelo Brasil e não encontramos uma escola de artes neste formato”, afirma Maria Agar. 
“Apucarana, através das duas gestões do ex-prefeito Beto Preto e agora com o Júnior da Femac, favorece o acesso de toda a comunidade à educação através da arte. Tudo é aberto, sem seleção. Com talento ou não, o que importa é que a criança, o jovem esteja focado em alguma coisa que vai enaltecer o seu espírito e complementar sua educação. Eles aprendem disciplina, autoconfiança, trabalho em equipe e adquirem gosto pela arte”, informa Maria Agar. 
O prefeito Junior da Femac destaca que o grande interesse pelas atividades da Escola Municipal de Artes comprova o quanto este investimento na cultura foi aprovado pela população e era necessário. “É muito gratificante ver o retorno de um projeto alcançar este nível. É nossa cidade seguindo sua vocação cultural”, destaca Junior.