CIDADES

min de leitura - #

Escolas de Arapongas escolhem diretores

Renan Vallim

| Edição de 22 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As campanhas para a eleição de diretor nas escolas municipais de Arapongas foram iniciadas nesta semana. Após decisão da Justiça barrar o pleito em novembro do ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, marcou para o próximo dia 30 a escolha dos diretores pela comunidade educacional.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas de Arapongas escolhem diretores

Ao todo são 24 escolas do município, que também serão pontos de votação. As urnas ficarão abertas das 8 horas às 18 horas, ininterruptamente. Podem votar os pais de alunos matriculados nas escolas, professores e funcionários da educação. Cada escola será responsável pela contagem dos votos, e posteriormente, pela entrega do resultado e das urnas à Secretaria de Educação.
Cada diretor eleito terá mandato de três anos. A Secretária Interina de Educação, Luciana Gutierris, tem boas expectativas para esta nova eleição. ” Nossa secretaria vai passar por mais uma eleição, e esperamos que tudo transcorra de maneira tranquila. E que tudo seja feito em prol dos alunos e da qualidade da educação em Arapongas”, frisou ela.
Todos os candidatos só foram aprovados após comprovarem estar dentro dos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação. É necessário que os candidatos tenham diploma de gestão escolar, pelo menos três anos de docência, estar lotado à escola da qual pretende ser diretor, apresentar plano de ação, ter idoneidade na gerência de recursos financeiros e pessoais e ter 40 horas disponíveis para atuar no cargo.

JUSTIÇA
Em novembro do ano passado, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Arapongas havia suspendido as eleições da Rede Municipal de Ensino. A suspensão aconteceu após um mandado de segurança solicitado pelo então prefeito recém-eleito Sérgio Onofre (PSC).
Aquela eleição, além de abranger as escolas municipais, também seria realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
De acordo com Onofre, o edital que regulamentava o processo nas creches foi publicado poucos dias após a eleição municipal. “O que a antiga administração queria fazer não era correto. Queriam colocar gente deles. Queriam comprometer a nossa administração, essa que é a verdade”, disse Onofre.
Segundo Onofre, há a intenção de promover eleições também nos 22 CMEIs de Arapongas em um futuro próximo. “Vamos regulamentar o pleito dos CMEIs da maneira que tem que ser e, só depois disso, promover as eleições. Ainda não temos data para fazer isso”, disse o prefeito.