CIDADES

min de leitura - #

Escolas se preparam aulas presenciais

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No ano letivo na rede privada de ensino em Apucarana tem início na próxima segunda-feira (01). As escolas particulares serão as primeiras a adotarem o sistema híbrido, ou seja, com parte dos alunos presencialmente e outra parte com aulas online. O sistema foi delimitado de acordo com protocolo determinado pelo governo do Paraná. As regras são as mesmas a serem adotadas pela rede estadual, que vai iniciar seu ano letivo em 18 de fevereiro.

Além do rodízio, o protocolo determina lotação máxima nas salas, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, desinfecção, distanciamento entre alunos, entre outros pontos determinados pelo decreto 6.637/2021, de 20 de janeiro. Assim como na rede estadual, a participação dos alunos das escolas privadas no ensino presencial depende da anuência dos pais ou responsáveis.
As aulas presenciais estão suspensas desde março do ano passado. No Colégio Platão de Apucarana, que tem alunos desde o ensino infantil até o ensino médio, 60% dos estudantes matriculados vão participar do sistema híbrido e os demais escolheram ter aulas somente da forma remota. 
Segundo o diretor geral do colégio, professor Osvaldo Massaji Ohya, todos os protocolos que foram determinados pelo Ministério da Saúde e governo do Paraná estão sendo cumpridos. “O governador Ratinho Júnior estipulou as condições através do decreto para que as aulas voltassem e estamos seguindo à risca”, observou. 
Ele explica que vários estudos foram feitos nos últimos meses para determinar a melhor forma de pôr em prática o modelo híbrido. Segundo ele, foi necessário investir tanto em treinamentos para a equipe como em equipamentos, como câmeras instaladas nas salas de aula para e as plataformas de transmissão, uma vez que as aulas serão transmitidas ao vivo. “Sabemos que não será aquela aula perfeita como se fosse totalmente presencial e acredito que os pais também estão cientes disso. Mas vamos fazer o possível para minimizar o impacto na educação dos nossos alunos”, esclareceu.
Além das salas de aula, todo o colégio está sendo preparado para receber os alunos. A escola teve que instalar totens de álcool gel, tapetes de desinfecção, além de demarcar as salas de aulas e espaços comuns. A rotina da escola também será diferente. 
“Não vamos permitir aglomeração de alunos e na sala dos professores. Além disso, os intervalos serão divididos com tempos menores e em mais vezes para que um número menor de estudantes esteja no pátio”, disse.
ARAPONGAS
Em Arapongas, algumas escolas da rede privada já iniciaram as aulas. Rodrigo Martins Gomes, diretor Colégio Olimpus, destaca que o ano letivo começou dia 20, mas no modelo online. Contudo, o colégio também também vai adotar modelo híbrido nas próximas semanas. “A escola está organizada com equipamentos, câmeras, internet e todos os recursos necessários para transmitir as aulas ao vivo”, comentou.
“Vamos dividir as turmas em dois grupos A e B. Em uma semana vem os alunos da sala A e na outra semana alunos da sala B, dessa forma nossa sala que tem capacidade para 30 alunos irá trabalhar com 15 alunos, assim conseguimos manter o distanciamento necessário”, explicou Rodrigo Martins Gomes.