OPINIÃO

min de leitura - #

Escolha de Moro mostra gesto contra a corrupção

Da Redação

| Edição de 04 de novembro de 2018 | Atualizado em 03 de novembro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A indicação do juiz federal Sérgio Moro para ministro da Justiça e Segurança Pública é um grande acerto do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A escolha é aprovada pela maioria da população, que vê no magistrado o nome ideal para a pasta. 

Sérgio Moro vem realizando um excelente trabalho na Operação Lava Jato, que representa um marco no combate à corrupção no Brasil. Apesar da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar evidência, o juiz paranaense foi responsável por sentenciar 140 pessoas. Somadas, as penas para réus dadas somente por Moro ultrapassam 1.860 anos de prisão. 
Por conta dessa atuação, o magistrado tornou-se um símbolo nacional anticorrupção. A sua nomeação e, principalmente, a ampliação dos poderes na pasta -que também abarcará a segurança pública-, são um sinal positivo do governo, que demonstra e legitima sua posição de combate à corrupção.
A indicação foi elogiada pela Polícia Federal (PF), associações de juízes e pelo Ministério Público. É claro que houve, por um outro lado, um desconforto do PT, que apontou parcialidade no julgamento do ex-presidente Lula. No entanto, Moro saberá explicar seu posicionamento e suas supostas contradições nesse caso, até porque o magistrado sempre mostrou imensa habilidade técnica no julgamento dos processos.
Em primeira manifestação à imprensa, o futuro ministro prometeu implementar uma “agenda anticorrupção e anticrime organizado” no Brasil.
É evidente também uma mudança na postura de Moro, que assume um posicionamento político a partir de agora ao aceitar um cargo indicado pelo novo presidente da República. Haverá um ônus que, certamente, o magistrado saberá administrar.
O combate à corrupção é fundamental e deve partir do Executivo. O governo federal tem a obrigação de criar mecanismos nesse sentido. O tema, inclusive, foi o principal avalizador da candidatura de Bolsonaro, o que o alavancou à vitória. A população exige uma atuação dura contra os desvios de recursos públicos. Até por isso deu uma resposta dura ao PT, que venceu quatro eleições e teve seus governos marcados por corrupção, como nos casos do “mensalão” e do “petrolão". A sociedade espera o fim desses escândalos e, por isso, vê em Moro o nome ideal para conduzir esse processo no novo governo.