COLUNAS

min de leitura - #

Escolha o modelo certo de portão

Da redação

| Edição de 25 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Portões de entrada são fundamentais para a segurança e privacidade da sua família e também na configuração da fachada da sua casa. Um bom portão precisa ser seguro, mas nada impede que ele seja bonito.

Imagem ilustrativa da imagem Escolha o modelo certo de portão

A grande dúvida para quem pretende instalar ou trocar de portão é qual escolher, uma vez que há uma grande variedade e materiais disponíveis no mercado.
Não existe certo ou errado na hora de escolher o portão. O que você precisa pensar é em um modelo resistente, que você goste e que se adeque à decoração do ambiente. Por isso, aproveite para inovar na escolha daquele que será a entrada do seu lar.
Para tornar a escolha mais certeira algumas dicas são importantes. Particularmente no Brasil, a maioria das casas dispõem de dois portões: o da garagem e um de entrada das pessoas. O ideal é que ambos sejam iguais, a fim de conferir harmonia na arquitetura externa da casa.
Quando se procura por modelos de portões, o mais comum é que a busca seja por um portão resistente, duradouro e bonito. Por conta disso, os portões de alumínio têm ganhado destaque nos últimos anos. Eles são leves, não enferrujam e podem ser confeccionados em vários formatos.
Outros materiais que sempre aparecem é o ferro, que fica bem em determinadas decorações como, por exemplo, as neoclássicas. Sua manutenção é mais criteriosa, mas seu layout é mais chamativo para a casa.
Os modelos de portões de madeira requerem manutenção simples, porém eles duram menos. O ideal é que, ao optar por esses modelos de portões, eles sejam revestidos com verniz ou alguma pintura, a fim de prolongar sua durabilidade. Há também modelos mistos, que unem madeira e ferro, que garantem maior durabilidade e segurança.
O material não é a única característica a ser levada em conta. É importante que  o portão escolhido ‘converse’ com o restante do layout da casa. Se a ideia é trocar completamente o estilo do portão, pode ser necessário fazer algumas alterações na fachada, para dar mais unicidade ao projeto.
Quando o imóvel está sendo construído é mais fácil pensar em um bom projeto que possa juntar todos os itens de beleza e segurança que o morador pretende colocar na fachada.