CIDADES

min de leitura - #

Esculturas ganham forma em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem passa pela Praça Mauá, em Arapongas, tem reparado em duas aves avançando sobre os tapumes. As araras instaladas ali são as primeiras peças desenvolvidos pelo artista plástico Cleir Ávila Ferreira Júnior.

A convite da prefeitura, o artista está desenvolvendo esculturas de pássaros que dão nome a algumas ruas importantes de Arapongas, cidade onde, por lei, as vias só podem receber nome de aves.
As obras serão instaladas em 13 pontos específicos da cidade e ganham cada vez mais forma. Ao todo, 11 esculturas já foram instaladas em seus pontos fixos, e dessas, três ainda passam pela etapa de concretagem. As mais adiantadas são as duas Araras – localizadas na Praça Mauá. Segundo Cleir, o próximo passo será dar cor para essas duas aves. “Finalizando os detalhes da concretagem, começaremos com as pinturas das araras. Com isso, a população terá uma ideia real do trabalho artístico”, disse. A previsão de entrega dessas esculturas iniciais é para o fim de novembro.

PROJETO
A criação e construção das esculturas tem como principal intuito de que, através da arte, Arapongas conheça sua história. A araponga que dá nome a cidade, andorinhas, siriema, rouxinol e flamingos são algumas das aves retratadas.   

ARTISTA
O artista plástico Cleir tem quase 20 anos de carreira e é considerado um dos principais artistas plástico do Mato Grosso do Sul. 
Autodidata, ele pinta profissionalmente desde os 18 anos e iniciou sua arte com influência hiper-realista, retratando em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza do Pantanal.