COLUNAS

min de leitura - #

Espaço Democrático

Editoria de Política

| Edição de 20 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana sedia nesta quinta-feira, às 19 horas, no Clube 28 de Janeiro, evento do “Espaço Democrático” do PSD. Nele o deputado estadual Carlos Roberto Massa, o Ratinho Júnior, principal liderança do partido em nível estadual, quer ouvir todos os segmentos da sociedade paranaense, visando formatar seu plano “Paraná Inovador”. O prefeito Beto Preto (PSD) espera reunir prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de Apucarana e região no evento, que dá a largada na pré-campanha de Ratinho Júnior ao Governo do Estado. Para Beto Preto, Ratinho Jr. é uma liderança incontestável no Estado. “Ele foi o mais votado em todas as eleições que disputou e agora deflagra um novo projeto, para o qual busca sugestões e propostas inovadoras e modernas para a gestão de governo”, comenta o prefeito, reiterando o convite para que todos participem do “Espaço democrático do PSD”.

Viapar Beto Preto foi recebido ontem em Maringá pelo presidente da Viapar, Vitor Camilo. Ele apresentou algumas reivindicações à empresa. “Mantemos excelentes relações com a Viapar e solicitamos que seja refeito o pavimento do trecho que vai do acesso ao Núcleo Afonso Camargo até o Parque Industrial Norte, que está bastante deteriorado”, revelou. 

Iluminação O prefeito pediu que a Viapar estenda até Apucarana a iluminação da rodovia, no trecho de Aricanduva até a entrada de Apucarana. “Soubemos que a empresa fechou acordo com o prefeito Sérgio Onofre para iluminar o trecho que vai de Arapongas até o distrito, e aproveitamos para solicitar essa melhoria também para Apucarana”, anunciou.

Mais recursos Como tem ocorrido quase toda semana, diversos prefeitos do Vale do Ivaí estiveram em Curitiba, ontem, para receber mais recursos liberados pelo governador Beto Richa (PSDB). Os recursos destinam-se à compra de equipamentos rodoviários, coletor de lixo e obras de infraestrutura urbana. 

Emendas O presidente da Câmara de Mauá da Serra, Márcio Dias (PMDB), informou nesta semana que o Legislativo, através de um trabalho de todos os vereadores, já conseguiu neste mandato mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para o município. Recursos atendem as áreas de educação, saúde e esporte.

Devolução O vereador Márcio Dias lembra ainda que, durante a Festa do Milho, em maio, a Câmara de Mauá da Serra fez a devolução de R$ 200 mil de sobras ao prefeito Hermes Wicthoff (PTB), que estão sendo investidos em pavimentação asfáltica beneficiando a região do bairro Vila Maria.
Curso de agente Prefeitos, secretários e assessores de todo o Norte do Paraná são esperados amanhã, em Apucarana, para o curso de Agente Municipalista, que acontece a partir das 8 horas na sede da OAB. O treinamento é promovido pela Confederação dos Municípios, Associação dos Municípios do Paraná e Amuvi.

Nome do DEM Pesquisa encomendada pelo DEM aponta que o nome “Mude” é o mais aceito entre os eleitores para a legenda passar a se chamar. Outro nome estudado era “Centro”, que não teve tanta aceitação, segundo o levantamento. A mudança no nome do partido tem sido discutida paralelamente ao movimento para incorporar dissidentes do PSB e renovar a imagem da legenda. 

Antiga Arena O DEM tem origem na antiga Arena, que virou o PDS e, posteriormente, se tornou o PFL. A mesma pesquisa encomendada pelo DEM identificou que haverá grande rejeição, por parte dos eleitores, a políticos associados ao escândalo da Lava Jato, algo que o partido quer distância. Outra questão levantada é que o DEM terá de ter entre as prioridades a bandeira da inclusão social.

Baixa aprovação A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Instituto MDA, divulgada ontem, indica que 3,4% dos brasileiros entrevistados consideram positivo o governo do presidente Michel Temer (PMDB) e 75,6% o avaliam como negativo. Para 18% dos entrevistados, o governo é regular e 3% não responderam ou não souberam opinar. 

Anterior Na pesquisa divulgada em fevereiro, 10,3% avaliaram o governo Temer como positivo e 44,1% como negativo. Os que consideraram o governo regular foram 38,9% dos entrevistados e 6,7% não souberam opinar. O levantamento traz avaliações do governo federal e do desempenho pessoal do presidente Michel Temer.

Vapt Vupt

Vereadores de Arapongas voltam a se reunir hoje, às 11 horas, em sessão extraordinária.
Eles deverão votar o projeto da desafetação de imóveis, que foi adiado da sessão ordinária.      
Em alguns municípios do Vale do Ivaí, as sessões do Legislativo já começam a “esquentar” nas discussões.          
Em alguns casos, prefeitos já não têm maioria na Câmara, como tinham no início deste mandato.