Opinião

Espaços públicos merecem valorização e investimentos

| Edição de


O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) apresentou nesta semana o projeto de revitalização e modernização do Mercado Municipal de Apucarana. A área anexa ao Atualmente mais conhecido como Terminal Urbano, o prédio de 3 mil metros quadrados abriga diversas lojas e uma extensa área com feira do produtor, barracas de artesanato, roupas e outros itens.
Com 56 anos, o prédio já abrigou a rodoviária da cidade, e é um dos espaços mais frequentados e democráticos da cidade. Seja por conta da integração do transporte coletivo ou pelo comércio instalado no local, milhares de pessoas passam todos os dias por ali.
A reforma do espaço é uma necessidade antiga, que vem sendo ventilada e ensaiada há várias gestões. Os motivos estão expostos para qualquer um que passa no local. 
O prédio tem iluminação deficiente, os banheiros são suficientes, a acessibilidade é falha e não oferta conforto para usuários, seja na área exclusiva do terminal – que é completamente inadequada para seu uso – ou no espaço anexo ocupado pelas lojas e feira do produtor.
O projeto apresentado pela prefeitura prevê uma série de mudanças estéticas e funcionais. A modernização prevê a regularização do piso existente, novas fachadas, mezanino com área gastronômica, nova modulação das lojas fixas, mais vagas de estacionamento, acessibilidade e nova infraestrutura, com modernização de instalações de água, gás e esgoto. As novidades serão integradas aos tradicionais espaços de hortifruti e artesanato.
A revitalização do Mercado Municipal seria um passo fundamental para dar início a um processo de renovação também no entorno da área - conhecida também pelo registro de pequenos delitos - e da preservação da história da cidade, afinal o prédio é parte importante da memória afetiva de Apucarana. 
A valorização do espaço público é uma das apostas da atual gestão, que fez um bom trabalho em outras áreas da cidade, caso do Lago Jaboti e Complexo Lagoão. Espera-se que os mesmos resultador sejam alcançados também neste novo projeto.