OPINIÃO

min de leitura - #

​ Esporte é uma ferramenta de transformação social

Da Redação

| Edição de 25 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O esporte tem poder transformador na vida de crianças, adolescentes e jovens. São inúmeras as histórias de superação. Não se trata apenas de formar craques ou grandes atletas olímpicos, mas, principalmente, de forjar cidadãos melhores para o futuro. Por isso, Apucarana está dando exemplo ao incentivar a realização de competições estudantis e escolares ao longo dos últimos anos. É fundamental estimular a prática esportiva entre os estudantes das redes pública e também particular. 

Desde a última sexta-feira, Apucarana está sediando a final A dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). Cerca de 6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, estão na cidade. A competição, que mobiliza estudantes de 134 municípios paranaenses, segue até o próximo sábado, dia 29, ajudando também a “aquecer” o comércio da cidade. 

Estimular o esporte deve ser uma missão de todo gestor público. Muitas vezes esse tipo de incentivo é deixado em segundo plano diante das inúmeras demandas nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, etc. No entanto, o esporte tem um papel preventivo importante, tirando adolescentes das ruas e da ameaça do tráfico de drogas e criminalidade, incutindo valores de disciplina, responsabilidade, ética, companheirismo, entre outras virtudes importantes na formação de um cidadão de bem. 

Além disso, há os aspectos de saúde. Crianças e adolescentes que praticam esportes desde cedo, certamente, serão adultos mais saudáveis. 

Outro ponto importante, no caso dos municípios que sediam essas competições, é o permanente investimento nas melhorias das praças esportivas. Apucarana tem hoje uma estrutura invejável. A situação deve ser aprimorada nesse campo com a construção, finalmente, do Centro de Iniciação do Esporte (CIE), no Parque Japira. Esta obra já deveria ter sido concluída, mas as obras foram interrompidas por conta de problemas financeiros da empresa que venceu a primeira licitação. O CIE foi retomado nas últimas semana e será fundamental para estimular a prática de esportes na região do Jardim América, que é bastante carente em equipamentos esportivos. 

É preciso, portanto, ampliar os investimentos em esportes. Apucarana colherá resultados em longo prazo nesse sentido, formando um cidadão mais responsável para o futuro. Cuidar das próximas gerações também é um papel do gestor público.