OPINIÃO

min de leitura - #

​Esporte transforma vida de crianças e adolescentes

Da Redação

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Tribuna trouxe no último domingo uma reportagem inspiradora sobre o garoto apucaranense Pedro Henrique Machado, de 9 anos, que é fã do campeão jamaicano Usain Bolt. O menino participa de treinos de atletismo na sua escola e sonha em seguir carreira nas pistas. A história de Pedro Henrique mostra a força transformadora que o esporte pode ter na vida das pessoas. 

O garoto participa do projeto de “Miniatletismo” desenvolvido na rede municipal de ensino pela Autarquia Municipal de Educação (AME) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Aluno da Escola Municipal Augusto Weyand, no Jardim Tibagi, Pedro Henrique participa de atividades no próprio estabelecimento de ensino e ainda treina três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras – no Ginásio de Esportes Lagoão. 
As atividades despertaram um talento para o atletismo até então desconhecido pela família e por colegas e professores da escola. Após a primeira prova no ano passado - o Circuito de Corrida de Rua das Escolas Municipais -, ele começou a participar de outros eventos em Apucarana também e em outros municípios da região. Os resultados foram favoráveis, com várias vitórias. A cada conquista, o menino repete o gesto que consagrou Usain Bolt, de erguer os braços e fingir atirar uma flechar no ar. 
É preciso destacar o programa miniatletismo da Prefeitura de Apucarana, desenvolvido desde 2014 e que hoje atende todas as escolas municipais. Trata-se de uma atividade extracurricular, mas que o Município pretende incluir na grade curricular de disciplinas. 
Os estudantes têm a oportunidade de praticar ludicamente saltos (em distância, altura e com vara), lançamentos (disco, martelo e dardo), arremesso de peso e corridas (velocidade, meio fundo, fundo, barreiras e obstáculos). A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Autarquia Municipal de Educação, vem investindo na capacitação de professores que atuam no programa. 
A intenção original não é formar atletas profissionais, mas incluir o esporte - especialmente o atletismo, considerado base para outras modalidades - na rotina das crianças e adolescentes. É claro que o surgimento de talentos, com Pedro Henrique, é uma consequência bem-vinda desse trabalho. 
O esporte é fundamental. Além de garantir bons resultados para a saúde, também desperta um senso de responsabilidade, disciplina e união, sem contar os laços de amizade que ajuda a construir.