POLÍTICA

min de leitura - #

Estudante apucaranense coleciona ‘santinhos’

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nem Neymar, nem Cristiano Ronaldo. Para o apucaranense Nicolas Mineo, de 15 anos, as imagens dos candidatos a vereador do município é que despertam seu interesse. O jovem coleciona propaganda eleitoral, os populares santinhos, e chegou a imprimir uma tabela com os nomes dos seis candidatos a prefeito e de todos os 226 candidatos a vereador de Apucarana. Conforme consegue o “santinho”, o adolescente risca na lista e cria um catálogo. 

Nicolas está no 1º ano 2, do Colégio Platão, de Apucarana, e começou a se interessar por política em 2014, na eleição em que Dilma e Aécio Neves concorreram. “Eu não entendia muito bem na época, mas comecei a me aprofundar no assunto e a ler alguns livros sobre política. Sou apaixonado por política”, conta.
O jovem diz que não vê a hora de completar 16 anos e tirar o Título de Eleitor, além de almejar carreira política e até se tornar presidente do Brasil. “Assim que eu completar 16 anos, quero começar a votar. Os adolescentes deveriam se interessar mais pela política, já que ela tem o papel de transformar. Quero começar minha carreira na política como vereador, prefeito e até mesmo ser presidente do Brasil”, acredita.
A brincadeira de juntar santinhos começou na família do pai de Nicolas há alguns anos. “A família do meu pai brincava de juntar santinhos e esse ano resolvi entrar na disputa. Até agora consegui apenas 100, mas como minha mãe postou no Instagram, as pessoas estão me ajudando. Além disso, sempre saio com meu avô à procura pelas ruas da cidade”, afirma.
Quanto ao posicionamento político, Nicolas é determinado e guarda segredo sobre os candidatos que ele escolheria se já pudesse votar. “Sobre o meu posicionamento político, prefiro guardar para mim”, esclarece. A mãe do adolescente, a apucaranense Taila Mineo, conta que ele sonha em ser político. “Ele é apaixonado por política e resolveu colecionar este ano. Nicolas leva a sério a brincadeira. Ele tem os candidatos preferidos, mas ele prefere comentar com ninguém”, complementa o adolescente também faz imitações de políticos, como Dilma e Michel Temer. (FERNANDA NEME)