CIDADES

min de leitura - #

Estudante desenvolve canudo de bambu

Aline Andrade

| Edição de 16 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O bambu é uma planta extremamente versátil que apresenta inúmeras possibilidades de uso. Uma delas é a utilização como canudo biodegradável, substituindo o plástico. Pensando nisso, a aluna Giovana Marcela Inácio Fernandes, apresentou o “canudo sustentável” como trabalho de conclusão do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola Manoel Ribas de Apucarana. “Estava com dúvidas do que fazer para apresentar, queria algo diferente que fosse viralizar”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Estudante desenvolve canudo de bambu

Giovana começou o trabalho em fevereiro e afirma que teve várias inspirações para o projeto, como por exemplo a discussão de problemas que o plástico tem causado ao meio ambiente e a vida marinha. “Um casal de amigos do curso foram dando ideias, fui pesquisando, até que saíram comentários sobre a lei que estaria tramitando para ter a proibição do canudo plástico na cidade”, relata. 
De acordo com a estudante, o projeto saiu a custo zero: a planta foi retirada do sítio de um tio dela e a mão de obra foi compartilhada com parentes e amigos. “A rama do bambu tem 1,20 m, faço a medida de 16 cm mais o menos, tamanho normal de um canudo. Depois, serro as duas pontas dele, lixo para acertar, e coloco numa panela de pressão por volta de 30 minutos para perder a resina e não mofar. O canudo de bambu não altera o sabor das bebidas”, explica a estudante que produz 7 canudos com cada rama de bambu.
Giovana conta que, de acordo com a pesquisa realizada, cada canudo sai em torno de R$ 13 a R$ 15. Ela revela que já pensou em comercializar o produto, mas ainda não amadureceu a ideia. “Com a nova lei, seria uma boa tentar desenvolver o comércio. As pessoas que foram visitar as amostras no curso se interessaram mais no canudo de bambu do que no de metal e perguntavam se eu vendia, onde tinha para comprar. Estou terminando o projeto primeiro e depois penso em tentar”, revelou.
De autoria dos vereadores Luciano Molina e professor Edson de Costa Freitas, a lei municipal que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em Apucarana foi promulgada dia 13 de maio deste ano. O prazo final para adequação termina em julho.

ALTERNATIVAS
Além do bambu, outras opções também figuram como alternativas para os canudos plásticos. Canudos de papel, alumínio, aço inoxidável e até alguns modelos inusitados, como o de macarrão, por exemplo, já estão disponíveis em sites especializados. Na onda do ecologicamente correto, o que vale mesmo é evitar utilizar materiais que causem danos ambientais. (ALINE ANDRADE)