CIDADES

min de leitura - #

Estudantes contam o que esperam do Enem

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado domingo para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país, tanto na versão impressa quanto na digital. Na região, 5.087 alunos estão inscritos para fazer as provas.

Neste domingo, primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No dia 28, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
Em Apucarana, 1.893 estudantes se inscreveram e aguardam a prova com expectativa. 
Uma delas é Maria Eduarda Gomes, de 17 anos, estudante do terceiro ano. Ela considera que este exame é uma ‘caixinha de surpresas’ e diz que não se preocupa com as intervenções do governo federal na prova.
“A gente vai se preparando com base em provas anteriores, mas nunca sabemos o que esperar, Enem sempre é uma caixinha de surpresas. Eu acredito que a prova deste ano deve seguir a matriz curricular, mas de uma forma diferente, creio que não deve focar tanto em problemas sociais, mas deverá ser mais conteudista e mais objetiva”, considerou.
A estudante ainda dá uma dica para quem pretende fazer a prova:
“Você consegue fazer o Enem com base em interpretação, o exame não se trata tanto de decorar fórmulas como no vestibular, por isso, estudar por questões é um método muito bom e é o que eu venho fazendo”, explicou.
Outro estudante que está se preparando para a prova em Apucarana é Vitor Hugo Oliveira Gomes, também de 17 anos. Ele conta que se dedicou muito mais aos estudos neste ano e além das aulas regulares, ainda está cursando um preparatório noturno.
“Como estou no terceiro ano, e pretendo cursar medicina, a dedicação é maior. Acredito que esse ano está mais difícil para os estudantes por conta da situação de pandemia, com aulas somente on-line, creio que até por isso, o número de inscrições para a prova diminuiu”, ponderou. (ALINE ANDRADE)