CIDADES

min de leitura - #

Eventos marcam semana da Consciência Negra

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado, está sendo lembrado em uma série de eventos realizados em escolas municipais, estaduais e privadas de Arapongas. Hoje integrantes do Templo Religioso de Matriz Africana e do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu - Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, estarão a partir das 7h30, nas dependências do Colégio Estadual Professora Regina Celia Alves Santos.

A mãe Ìyálòrísá Joilda Ti Òsùn, responsável pelo templo e terreiro, vai ensinar 12 estudantes a fazer acarajé e vatapá, além de promover  exposição dos pratos para todos os alunos, professores e colaboradores do colégio. 
Já às 15 horas, os pratos serão distribuídos para os participantes. “É uma forma de mostrar a história do ‘bolinho de fogo’ e também contar a importância deste alimento sagrado e seu valor ancestral para nosso povo”, conta. 
Mãe Joilda explica que um conjunto de trabalhos vem sendo realizado no decorrer desta semana. “Nos dias 16 e 17, realizamos palestras sobre Racismo e Intolerância Religiosa, com ênfase nas religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileira, oficinas de turbantes e culinária africana e afro-brasileira”, ressalta.