CIDADES

min de leitura - #

Ex-advogado de Apucarana é nomeado desembargador

Da redação

| Edição de 15 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Advogado em Apucarana entre 1984 e 1993, o juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO), Osmar João Barneze, foi nomeado no último dia 11 pelo presidente Michel Temer (MDB) como novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre. Barneze cresceu em Rolândia, mas viveu desde a adolescência em Apucarana, onde ainda moram os seus pais. 

Em Apucarana, Osmar Barneze foi sócio do advogado João Batista Cardoso por cerca de dez anos. “Ele (Osmar Barneze) cuidava naquela época das causas trabalhistas. Durante sua passagem por Apucarana e agora na magistratura, sempre manteve uma conduta impecável”, assinala João Batista. Segundo o advogado apucaranense, o agora desembargador do TRT da 14ª Região tem uma história de superação. “Barneze é sobrinho do empresário Osvaldo Zacarias, do ramo de construção civil, e chegou a atuar como servente de pedreiro, depois como auxiliar em um açougue. Cursou ainda contabilidade no Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo e foi contador de muitas empresas da cidade. Depois, trabalhou no Banco do Brasil e então fez Direito na UEL (Universidade Estadual de Londrina), passando na sequência a trabalhar comigo no escritório de advocacia”, lembra João Batista, recordando que o próximo passo de Barneze foi prestar concurso para juiz do Trabalho. 
Osmar Barneze assume a vaga no TRT da 14ª Região decorrente da aposentadoria do desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Junior. Depois de atuar na advocacia em Apucarana, ele foi nomeado no cargo de juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, no dia 13 de abril de 1993. 
O magistrado atuou como juiz convocado para compor o Pleno do Regional no ano de 2003, e também como diretor do Fórum Trabalhista de Ji-Paraná, além de exercer atividade docente nível superior do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (RO) durante o ano de 1997.