COLUNAS

min de leitura - #

Excesso de candidatos

Editoria de Política

| Edição de 11 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) identificou - baseada na nova estimativa populacional do IBGE - que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes. Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás. Em todo o País estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, de 208,5 milhões. Os menores colégios eleitorais estão em cidades com menos ou pouco mais de mil habitantes. O município com menor número de eleitores é também o menor do país em habitantes: Serra da Saudade (MG), com 941 para 786 habitantes. A maior diferença ocorre em Canaã dos Carajás (Pará). A cidade tem 3.805 eleitores a mais que habitantes. No Paraná, a única cidade com mais eleitores do que habitantes é Altamira do Paraná, com 3.293 eleitores e 2.209 habitantes. 

Com Ratinho O presidente do PSD de Apucarana, Marcello Machado, o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (DEM), e o secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, prestigiaram ontem evento do candidato a governador Ratinho Júnior (PSD) no Restaurante Madalosso, em Curitiba. Machado e Cernescu estão em período de férias e engajados na campanha do candidato. 

Scarpellini O ex-prefeito de Apucarana e ex-deputado federal Carlos Roberto Scarpellini (sem partido) está liderando em Apucarana um grupo de apoio à candidatura de Ratinho Júnior (PSD) ao governo do Estado. Para Scarpellini, Ratinho Júnior tem suas raízes em Apucarana e no Vale do Ivaí, por isso é o candidato que tem todas as condições de fazer o melhor para a cidade e região.

Em Apucarana O deputado estadual Professor Lemos (PT), estará é em Apucarana nesta quarta-feira para uma reunião com a militância e demais lideranças políticas e comunitárias do município e região. Candidato à reeleição,ele vai fazer um balanço de sua atuação parlamentar. Será às 19h30, na Rua Pedro Álvares Cabal, atrás do ginásio de esportes do Platão. 

Canziani I O deputado federal Alex Canziani (PTB) lamenta o comentário do prefeito Beto Preto na nota “Nem bala”, pulicada no último domingo nesta coluna, onde insinua que o deputado, que teve mais de 13 mil votos na cidade na última eleição, não trouxe nada para Apucarana durante seu mandato. Candidato ao Senado nesta eleição, Canziani contesta a informação;

Canziani II O deputado Canziani diz que viabilizou recursos no mandato do prefeito para o Edhuca, Unespar, R$ 1 milhão para o Cisvir e, em julho, trouxe para Apucarana o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, a fim de liberar outros R$ 1 milhão ao campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O próprio Beto Preto, diz, esteve presente no ato. 
Canziani II Alex Canziani diz que só a UTFPR, que ele já tinha ajudado a conseguir para a cidade, tem um valor inestimável e até hoje traz grandes dividendos para Apucarana e região. “Importante frisar que um outro pedido de recursos, feito pelo próprio prefeito, apesar de a verba ter sido empenhada, acabou não dando certo por causa da inoperância da prefeitura. Uma pena”, lamenta Canziani.

Sessão Na condição de vice, o vereador Franciley Preto Godoi Poim (PSB) foi quem dirigiu a sessão ordinária de ontem à tarde da Câmara de Apucarana, em substituição ao presidente Mauro Bertoli (DEM), que tinha compromissos em Curitiba. Também faltou à sessão o vereador José Airton Deco de Araújo (PR)..

Votação Na sessão de ontem da Câmara de Apucarana, dos cinco projetos constantes da ordem do dia quatro já estavam aprovados em segunda votação e um em primeira. Destaque para o projeto de lei do vereador Luciano Molina(Rede), que conscientiza as pessoas a não dar esmolas a pedintes em semáforos, mas encaminhá-los à ação social.

Ao DER A Câmara de Apucarana aprovou ontem requerimento do vereador Marcos da Vila Reis (PSD), que pede informações ao DER se há previsão para liberação das entradas individuais na BR-376 para empresas instaladas no Parque Industrial Zona Sul, na região do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). Obras estão paradas há 15 dias. 

Nota de pesar O prefeito Beto Preto emitiu ontem nota de pesar pelo falecimento do pioneiro Nobuyoshi Ida, aos 106 anos de idade. Conforme o prefeito, trata-se de um dos desbravadores que aportaram em Apucarana no final da década de 1930, vindo do Japão para tentar refazer a vida no Brasil, a exemplo de tantos outros japoneses que ajudaram a construir Apucarana. “Por isso temos respeito com ele e sua família”, diz.

Vapt Vupt

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo (Pros), recebeu no final de semana o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros).       
Wandscheer se reuniu em Cambira com o prefeito, vice Ana Lúcia, vereadores Wagner e Toledinho e lideranças.     
Vários candidatos a deputado federal e estadual de outras regiões estiveram no Vale no final de semana.           
O candidato ao governo Ratinho Jr. é esperado para ato político em Jandaia, nos próximos dias.