CIDADES

min de leitura - #

​​Explosão fere funcionário da Sanepar​​

Renan Vallim

| Edição de 21 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

É grave a situação do funcionário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que sofreu um acidente na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Regina, em Apucarana. Segundo informações do Hospital Universitário (HU) de Londrina, o trabalhador sofreu queimaduras nos braços, pernas, tórax e face. Ele respira com auxílio de aparelhos.
De acordo com o gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, o acidente aconteceu anteontem. Valcir Braga, fazia um serviço rotineiro de manutenção na parte elétrica da ETA quando um quadro de energia explodiu. Ele era lotado em Londrina, mas realizava serviços elétricos em estações da Sanepar por toda a região.
“Valcir é conhecido como sendo um trabalhador muito cuidadoso. O que aconteceu foi uma fatalidade”, afirma Jacovassi. 
Após ser socorrido, o trabalhador deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Providência, em Apucarana, com 30% do corpo queimado. Na manhã de ontem, ele foi transferido para o setor de queimados do HU.
Por conta do acidente, cerca de 70% da cidade teve o abastecimento de água comprometido. Durante a retomada do serviço, outro acidente, desta vez na zona rural, voltou a interromper os trabalhos na ETA. Um homem de 59 anos morreu quando o trator que ele pilotava tocou cabos de aço que seguravam um poste de alta tensão. 
O segundo acidente afetou também a captação de água. Os trabalhos de retomada do abastecimento seguiram ao longo da madrugada. A situação havia sido normalizada no início da manhã de ontem, mas novos serviços de  precisaram ser feitos na tarde de ontem, exigindo o desligamento da ETA por duas horas. Até o final desta edição, o abastecimento ainda não havia sido normalizado. 
(RENAN VALLIM)