CIDADES

min de leitura - #

‘FÁBRICA’ DE ÁRVORES

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde janeiro, 4,2 mil mudas de árvores foram distribuídas de forma gratuita pelo Viveiro Municipal de Apucarana. Todo morador da cidade pode se beneficiar do serviço. Entre as espécies mais procuradas está a cerejeira japonesa, mas existem várias opções diversas como o hibisco, manacá da serra, oiti e até alguns tipos de palmeiras de jardim.

Em média, são produzidas cerca de 30 mil mudas no Viveiro Municipal. “As mudas de ficam à disposição de todos de Apucarana, de forma gratuita. Quem quiser plantar, pode ir até a Secretaria da Agricultura, localizada na Rua Lapa, apresentar o CPF, solicitar uma requisição, e a pessoa tem direito a escolher duas mudas de sua preferência no viveiro”, disse o secretário da Agricultura, José Luiz Porto.
Conforme Porto, a procura por mudas de cerejeira é bastante grande, mas ele orienta que para quem gosta de flores o ano todo, o recomendado é o hibisco. “ A preferência do apucaranense é a cerejeira, mas estamos tentando bater em cima do hibisco. A cerejeira é muito bonita, mas dá flor somente uma vez no por ano. Já o hibisco tem flor oito meses por ano”, destaca.
No viveiro também existem árvores frutíferas como de pitanga, fruta do conde e cerejas silvestres que o município utiliza para replantar nos parques. “Utilizamos essas árvores nativas para plantar nos pulmões de Apucarana, nos parques. Temos também a araucária, a citronela e oferecemos cerca viva aos produtores rurais”, comenta.
O secretário ainda orienta sobre escolher um local apropriado para realizar o plantio das árvores. “ Nós temos uma grande preocupação hoje, que é o local onde se planta, pedimos para que as pessoas fiquem atentas a rede elétrica, para evitar problemas com a poda. Quando for fazer o plantio, respeitar espaço na calçada de 25 centímetros do meio fio e providenciar um espaço de 40x40 cm, um quadrado, para colocar a muda no meio”, explica.
Porto ainda lembrou que, por lei, a pessoa que quer construir hoje em Apucarana precisa plantar uma árvore. “Só é liberada a construção pela prefeitura depois do plantio de árvores. A prefeitura também faz um trabalho sério de repovoamento. Apucarana é uma cidade que tem um pulmão verde muito grande em relação a outras cidades do Paraná e mantém esse trabalho gratuito em respeito à natureza e aos munícipes”, finaliza.
O Viveiro Municipal fica localizado na Avenida Mato Grosso e a Secretaria da Agricultura na Rua Lapa, próximo da Prefeitura.