CIDADES

min de leitura - #

Falta d’água atinge 40% das ligações em Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 14 de novembro de 2018 | Atualizado em 14 de novembro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Cerca de 19 mil estabelecimentos, entre casas, lojas e indústrias, ficaram com o abastecimento de água comprometido por dois dias seguidos em Arapongas. O número equivale a 40% das 47 mil ligações da cidade. O problema foi causado por uma falha na rede elétrica, afetando a captação e distribuição de água. Outras duas situações semelhantes foram registradas no período de pouco mais de um mês. Moradores de alguns bairros da cidade reclamam que desabastecimento têm sido frequente.
Segundo informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o fornecimento de energia registrou a primeira interrupção anteontem, demorando mais de sete horas até ser totalmente restabelecido. A falha aconteceu 11h42, com a energia sendo retomada às 19h08. Ontem, o problema se repetiu, com interrupção às 10h59 e retomada total quase três horas depois, às 13h47.
Nestes períodos, a captação de água no Ribeirão dos Apertados e estações elevatórias da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), utilizadas para bombear água a áreas mais altas, foram afetadas. Com isso, a Sanepar deixou de atender 40% da cidade, em sua maioria moradores das regiões leste (Jardim San Raphael, Conjunto Flamingos e adjacências) e sul (Conjunto Palmares, Conjunto Piacenza e região). De acordo com o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Rogério Pazoto, mesmo com a situação já normalizada, os reflexos poderão ser sentidos até o próximo domingo (18).
“Todos os dias, o consumo aumenta no final da tarde e, nestes períodos, a produção acaba não suprindo a demanda. Por isso, em alguns locais, a água pode faltar, mesmo com a retomada do serviço. Este problema acaba se arrastando por até três dias. Porém, com o feriado e com o final de semana na sequência, muita gente fica em casa, gerando um aumento ainda maior no consumo, agravando o problema”, diz ele.
Em nota, a Copel afirma que os desligamentos foram causados “pelo contato de galhos de árvores com a rede elétrica na zona rural e afetaram, por períodos variados, aproximadamente 2 mil domicílios, entre eles a captação de água da Sanepar”. A nota diz ainda que “equipes estiveram no local fazendo a limpeza da rede e a troca de um isolador. Nos próximos dias, a Copel irá instalar um religador automático microprocessado na rede elétrica da região, equipamento que irá permitir maior agilidade na detecção de intercorrências como as ocorridas esta semana e, consequentemente menor tempo de duração das eventuais interrupções”.
Pazoto explica que os problemas foram motivo de reunião entre as duas estatais. “Estamos em contato direto, inclusive através da criação de um novo canal de comunicação entre as empresas, de modo a incrementar a troca de informações e aumentar a agilidade na resolução de problemas. Sabemos do compromisso que temos junto ao cidadão e estamos trabalhando para melhorar cada dia mais os serviços”.

Moradores reclamam que problema é recorrente
Outros problemas semelhantes foram registrados recentemente. No dia 12 de outubro, problema na rede elétrica afetou a distribuição de água, que só foi retomada quatro dias depois, no dia 16. Um dia depois, um temporal registrado na cidade novamente interrompeu o fornecimento de energia elétrica a unidades da Sanepar, que voltaram a trabalhar normalmente no dia seguinte.
A falta d’água tem irritado moradores das áreas mais atingidas. É o caso da comerciante Nilza Cabral dos Santos, moradora do Jardim San Raphael. “Já havia falta d’água nos finais de semana, mas agora o problema chegou no meio da semana também. Para dar descarga, tem que ser com balde. Banho também. É bem complicado”, diz a comerciante que está lavando louça com água estocada em galões.
A vendedora Rose Garrido, moradora do mesmo bairro, também reclama. “Além de faltar água, ninguém nos avisa de nada. Não nos comunicam nada e, por isso, não conseguimos nem nos antecipar. Nem previsão de retorno temos. Com isso, a louça fica suja, a roupa fica sem lavar, entre outras coisas”, comenta.