CIDADES

min de leitura - #

Falta de servidores fecha Ministério do Trabalho

Vanuza Borges

| Edição de 22 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O atendimento na agência regional do Ministério do Trabalho em Apucarana está suspenso desde o final da semana passada. O motivo da interrupção do atendimento é a falta de servidores, o que vem gerando transtornos para departamentos de Recursos Humanos (RH) de empresas da cidade e da região. 

A regional do Ministério do Trabalho tem apenas um servidor público lotado, que entrou em férias no último dia 13. Mais duas pessoas trabalham no local, mas como terceirizados em atividades de segurança e limpeza. Como não há possibilidade de prestar serviços, o escritório fechou as portas.

Analista de RH de uma indústria do Parque Industrial Norte, Roseana Bueno precisou se deslocar ontem até a agência de Londrina para realizar a rescisão do contrato de um colaborador. Ela conta que chegou ao Ministério do Trabalho em Apucarana na última quarta-feira e se deparou com a porta fechada. “Não fomos informados antecipadamente sobre a suspensão do atendimento. É um desrespeito”, reclama.

Roseana revela que tentou agendar o atendimento na agência de Arapongas, mas também não conseguiu. 
Apenas um funcionário trabalha na gerência araponguense e não atendeu as ligações. Ela ainda tentou realizar o procedimento com um juiz de paz em Apucarana, mas também não foi possível. “Acabei optando por ir até Londrina. Uma rescisão que faria em cerca de uma hora em Apucarana, acabei perdendo a tarde inteira”, conta Roseana, citando ainda o constrangimento diante do colaborador.

Imagem ilustrativa da imagem Falta de servidores fecha Ministério do Trabalho
Regional de Apucarana tem apenas um funcionário de carreira que saiu de férias / TNOnline

Ela afirma que esse tipo de situação não deveria ocorrer. “Um outro servidor deveria ser responsável pela homologação das rescisões. Quando um trabalhador sai de férias, um substituto deve ser colocado no seu lugar. É assim que ocorre nas empresas e deveria ocorrer também no Ministério do Trabalho”, completa. 

O déficit de servidores no escritório do Ministério do Trabalho de Apucarana é um problema antigo que, contudo, ficou crítico neste ano. Dos três funcionários de carreira da repartição, dois se aposentaram. 
Segundo a Tribuna apurou, desde junho a repartição conta com apenas um servidor.

Através da assessoria de imprensa, o Ministério do Trabalho afirmou que o atendimento será retomado no dia 2 de agosto. Porém, informa que os serviços de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social/CTPS poderão ser feitos junto à Prefeitura, que tem acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência Regional do Paraná.

Para o atendimento ao benefício do Seguro-Desemprego, a orientação aos trabalhadores é que procurem a Agência do Trabalhador. Já os trabalhadores que necessitarem ingressar com recurso para a obtenção do Seguro-Desemprego, segundo a assessoria, poderão fazê-lo na Agência Regional do Trabalho e Emprego em Arapongas e/ou Gerência Regional do Trabalho e Emprego no município de Londrina. 

Em nota, o Ministério diz ainda que o atendimento poderá ser agendado. Quanto a prestação de assistência às rescisões e homologações, os trabalhadores poderão buscar as organizações sindicais