CIDADES

min de leitura - #

“Família Acolhedora” cadastra interessados

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Secretaria da Assistência Social de Apucarana mantém aberto o cadastro de voluntários interessados em participar do Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes. 

Normatizada pela Lei Municipal nº 77/2017, a iniciativa estava estruturada e pronta para ter início quando a pandemia inviabilizou o processo. “Agora estamos retomando o trabalho visando a inscrição e capacitação de famílias que irão oferecer atendimento provisório, em ambiente domiciliar e comunitário, a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva”, pontua Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
Os interessados devem preencher um formulário online disponível no site oficial da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br). Entre outros requisitos previsto na lei, o candidato precisa ser maior de idade, residir em Apucarana há mais de dois anos e não estar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
Hoje dez apucaranenses, com idades entre zero e 18 anos incompletos, aguardam uma Família Acolhedora. “Após o cadastramento no site, a equipe técnica do programa, composta pela psicóloga Isabella Silveira e a assistente social Josiane Caniato, irá manter contato para iniciar o processo de seleção e, posteriormente, a capacitação, que conta com assessoria de uma empresa especializada, licitada pela prefeitura”, relata Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.
Para a família acolhedora será destinada uma bolsa-auxílio mensal por criança ou adolescente acolhido. A lei prevê que deste total, o percentual de 10% deve ser depositado em conta poupança específica para este fim, em nome da criança ou adolescente, que poderá resgatar os valores assim que atingir a maioridade civil.

SERVIÇO: Mais informações sobre como participar do Programa Família Acolhedora podem ser obtidas no Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista, ou pelo telefone 3425-1511.