COLUNAS

min de leitura - #

"Fantasma" na prefeitura

Editoria de Política

| Edição de 24 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A administração do prefeito Beto Preto (PSD) destaca que, não bastasse o “presente de grego” que recebeu de seus antecessores, com precatórios e dívidas intermináveis, a Prefeitura de Apucarana convive ainda com outro “fantasma” que assombra Beto Preto e seu secretário da Fazenda, Marcello Machado. Tratam-se das famigeradas operações de Antecipação de Receita Orçamentária (ARO), contratadas no primeiro mandato (93/96) do ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer (ex-PMDB). De acordo com a gestão atual, o imbróglio dos empréstimos junto aos extintos bancos Santos e Itamarati está completando 24 anos e hoje essa dívida - atualizada com juros e correção monetária - já alcança a “bagatela” de R$ 354 milhões. 

Impagável “Trata-se de uma conta impagável, praticamente equivalente a um ano de orçamento do município”, avalia o prefeito Beto Preto. Ele lembra que, desde a época da contratação dos financiamentos nunca se explicou onde foi gasto esse dinheiro emprestado de dois bancos privados. Agora, o credor do “rombo” é o Banco Central.

Gestão não para O secretário municipal da Fazenda de Apucarana, Marcello Machado, garante que, apesar de a Prefeitura ter que pagar dívidas de precatórios, conforme acordo firmado com a Justiça, a administração vai continuar honrando todos os seus compromissos em dia, inclusive os encargos sociais da atual gestão. O que poderá haver é corte de despesas. 

Audiência pública A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 15h30, audiência pública para apresentação das propostas de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tanto do Poder Executivo como do Legislativo. A audiência será realizada no salão nobre da Prefeitura, para onde foram transferidas as sessões da Câmara durante reforma do prédio.

Ordinária Logo após a audiência, sob a presidência do vereador Mauro Bertoli (DEM), a Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária, com início previsto para as 16 horas. Da pauta de votação constam nove matérias legislativas, sendo seis projetos de lei e três requerimentos, todos de autoria dos vereadores. Bertoli espera que haja participação popular tanto na audiência como na sessão.

Banheiros Entre os requerimentos que serão discutidos e votados na Câmara de Apucarana destaca-se o do vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM). Ele continua cobrando da Secretaria de Estado da Segurança Pública a construção de banheiros no pátio ou a redor do mini presídio destinados aos visitantes dos detentos nos dias de visita. Segundo ele, do jeito que está não pode ficar.
Na região O deputado federal Sérgio Souza (MDB) aproveitou este final de semana para visitar vários municípios do norte do Paraná e, em especial, do Vale do Ivaí. Na sexta-feira, por exemplo, ele esteve em Apucarana, onde prestigiou a Festa da Cerejeira que está acontecendo na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) e termina hoje.

Prestigiando Quem também esteve prestigiando a Festa da Cerejeira de Apucarana, na noite de sexta-feira, foram o deputado federal Luiz Nishimori (PR) e o ex-presidente da Cohapar e da Sanepar, Mounir Chaowiche. Ambos consideram a festa como importante evento de integração da comunidade nipônica e da sociedade brasileira.

Exoneração I O Ministério Público da Comarca de Faxinal, por intermédio do promotor José Tiago Chesino Góis, recomendou à prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), a imediata exoneração do seu esposo, o ex-prefeito Maurício Bueno (PSDB), do cargo de secretário de Fazenda. O motivo é que sua permanência no cargo configura improbidade administrativa.

Exoneração II Além de ser esposo de Luciana Bueno, Maurício Bueno também não poderia exercer cargo público por ter contas reprovadas pela Câmara de Vereadores. A prefeita diz que vai atender à recomendação da promotoria, como sempre fez. Mas ela considera que a denúncia, através de requerimento na Câmara, partiu de gente que não quer ver o município progredir.

Bom nome A nomeação do ex-prefeito de Cândido de Abreu, Richard Golba, para a presidência da Emater-Pr foi muito bem recebida por profissionais que trabalham nos escritórios da Emater em todo o Vale do Ivaí. Além de conhecedor dos problemas da região no setor rural, Golba é muito bem-quisto junto aos prefeitos, produtores e lideranças rurais.

Vapt Vupt

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, arquivou pedido de Lula para aguardar recurso em liberdade.
Com a decisão de Edson Fachin, o julgamento do recurso de Lula marcado para terça-feira no STF foi cancelado.
Desde o dia 7 de abril Lula está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.                  
O ex-presidente foi condenado na Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão no processo do Tríplex de Guarujá.