CIDADES

min de leitura - #

Farmácia 24 Horas chega a 30 mil atendimentos

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após 15 meses de funcionamento, a Farmácia 24 Horas da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS) já atendeu 30.412 pessoas e entregou quase 1,3 milhão de medicamentos. Localizada na Rua Clotário Portugal, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a farmácia tem uma média de 220 atendimentos por dia.

A Farmácia 24 horas conta com o atendimento de cinco farmacêuticos que se revezam em três turnos. “Aprovados em concurso, esses servidores foram convocados para atender a demanda de profissionais para Farmácia 24 Horas”, detalha o coordenador da Assistência Farmacêutica da AMS, farmacêutico Lucas Liberatti, lembrando que a farmácia da Unidade de Saúde do Núcleo João Paulo também conta com o atendimento de farmacêutico.
Com uma média de 220 atendimentos ao dia, o pico de movimento, segundo Lucas Liberatti é entre 17 e 20 horas. Ele explica que a Farmácia 24 Horas fornece medicamentos de emergência como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e antialérgicos.
REMÉDIOS
Entre os medicamentos mais procurados na Farmácia 24 Horas estão os anti-inflamatórios e analgésicos dipirona e ibuprofeno em comprimido. Quanto aos antibióticos a maior saída é para a cefalexina e amoxilina em comprimidos. 
A Autarquia Municipal de Saúde conta ainda com a Farmácia Central, localizada na Rua Miguel Simeão, ao lado da Autarquia Municipal de Saúde, que funciona das 7h30 às 17 horas. A estrutura, implantada na gestão Beto Preto, inclui equipe de farmacêuticos e funcionários para atendimento da clientela, com poltronas e sala de espera climatizada.
“Entendemos que o medicamento é muito importante dentro do processo de saúde. A Farmácia 24 horas é uma iniciativa única no Norte do Paraná, num esforço da gestão municipal de não deixar remédio para a população”, enfatiza o prefeito Junior da Femac.