CIDADES

min de leitura - #

Fashion Day: da escola para passarela

Da redação

| Edição de 15 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre as 11 marcas que vão desfilar na terceira edição do Apucarana Fashion Day, uma traz consigo uma história diferente com DNA 100% apucaranense. A Pelerine, da empresária Thais Oliveira, nasceu como um projeto de conclusão de curso superior em Design de Moda. 

Imagem ilustrativa da imagem Fashion Day: da escola para passarela

Ela relata, porém, que desde criança sempre soube o que queria fazer. Aos 14 anos fez seu primeiro curso de desenho de Moda pelo Sesc Apucarana, e logo em seguida, um curso de costura. “Me apaixonei de vez por moda. Entrei no curso Técnico em Vestuário da UTFPR e na sequência prestei vestibular para o nível superior na mesma universidade”, diz Thais.
Esse caminho, segundo a empresária, foi importante para maturar sua marca. “Como acadêmica, estagiei no Sivale e tive a oportunidade de participar do Laboratório de Criação de Moda, que também faz parte da entidade”, explica Thais. Nesta época, ela teve contato com estilistas de empresas filiadas ao sindicato, além de fazer workshops, cursos, visitas técnicas e até de uma missão no São Paulo Fashion Week (SPFW).
“Todas essas experiências práticas aliadas ao conhecimento teórico da faculdade, fortaleceram o desejo de ter minha marca. Foi quando no projeto de conclusão de curso apresentei a Pelerine. Um conceito voltado para o público evangélico”, explica Thais.
Após estudos de mercado, a empresária observou que este segmento cresce significativamente, no entanto, faltam peças com mais informação de moda. “Estou procurando me diferenciar com produtos que respeitam tradições, mas que são carregados de design, modelagens, sempre atualizadas com o que é tendência. E desta forma estou ganhando espaço”, ressalta a empresária.
Hoje, a Pelerine está sendo vendida em lojas físicas em Apucarana e Londrina. A marca possui página nas redes sociais e vendas online acabam acontecendo. “Por isso, já estou fazendo o e-commerce para ampliar os canais de venda”, anuncia Thais para 2018.
Se dedicando desde 2016 na marca, a Pelerine lança duas coleções por ano. “No Apucarana Fashion Day vou lançar a segunda de 2017. Estou empolgada por ser um evento da minha cidade, do lugar onde me formei e participei em outras edições no backstage e como visitante”, diz.
A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo ressalta que o case da marca Pelerine, é um dos objetivos do AFD. “Queremos mostrar que temos condições de produzir moda. Por isso, temos concurso dos alunos para incentivar novos profissionais, seja para empreender ou para ficarem trabalhando nas empresas do setor”, afirma Elizabete.
O AFD acontece dia 10 de novembro, no Clube de Campo Agua Azul.