CIDADES

min de leitura - #

Faxinal faz novo mutirão de castração de animais

Da redação

| Edição de 20 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Projeto visa reduzir quantidade de cães e gatos abandonados

A Prefeitura de Faxinal deu início, nesta semana, a segunda etapa do mutirão de esterilização de animais domésticos. A iniciativa, que visa reduzir o número de animais de rua do município, além de garantir o serviço para a população carente recebeu mais de 500 inscrições. 
Na primeira etapa do projeto, realizada em março, foram esterilizados 182 animais gratuitamente, entre cães e gatos. Segundo o Chefe da Vigilância Sanitária de Faxinal, Nei Lopes, nesta segunda etapa, foram feitas 540 inscrições. 
Segundo ele, o prefeito Ylson Cantagallo (MDB) se mostrou solidário com o projeto desde o início do seu mandado mandato e desde que foi colocado em prática, o projeto foi bem aceito pela população. O mutirão foi aberto na segunda-feira e encerra hoje.
A ação conta com participação de várias secretarias e conta com a colaboração de veterinários da cidade e da Ong Animalar. A ideia é fazer o controle de natalidade de cães e gatos, e evitando assim, o auto índice de animais abandonados, atropelados ou causando acidentes. “O que se tem notado em Faxinal, são pessoas jogando animais recém-nascidos no lixão da cidade, por isso a preocupação da administração em apoiar o projeto”, comenta chefe da Vigilância Sanitária de Faxinal. 
Durante a abertura do mutirão, que ocorreu durante reunião da Terceira Idade, a ong Animalar, fez uma palestra sobre os cuidados que os proprietários devem ter com seus animais. 
O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, destacou o sucesso do projeto e o apoio recebido junto à comunidade. 
“Já tenho um projeto pronto de uma clínica veterinária no pátio da prefeitura, onde serão recolhidos animais soltos’’, destacou. 
Durante o evento, foram sorteados cobertores e mimos para os proprietários de animais que estavam esperando pelo procedimento, iniciativa esta da Secretária da Ação Social, Magda Cantagallo.