CIDADES

min de leitura - #

Faxinal terá turismo com selo de qualidade

Da redação

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aumentar a competitividade, melhorar a gestão profissional dos negócios, agregar valor à empresa, ter acesso a novos mercados estão entre alguns dos benefícios do Programa Selo de Qualidade do Turismo do Paraná, que foi lançado este mês pelo Sebrae, em Faxinal, no Vale do Ivaí. O município é conhecido pelas belezas naturais, trilhas, cânions e mais de 100 cachoeiras. A certificação soma-se a uma série de ações realizadas em conjunto com o poder público e lideranças para atrair a atenção dos turistas e movimentar a economia local.

Imagem ilustrativa da imagem Faxinal terá turismo com selo de qualidade
Município é conhecido por reunir cerca de 100 cachoeiras | Foto: Arquivo TN

A consultora do Sebrae, Alyne Chicocki, conta que a apresentação do edital do programa foi feita durante o evento “Faxinal no mapa da certificação do turismo de qualidade”, realizado no centro de eventos da cidade, na semana passada, e promovido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Conselho de Turismo de Faxinal, Sebrae, e Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã. Durante o evento foram lançados um mapa turístico em 3D das atrações de Faxinal e o site www.turismofaxinal.com.br. “O objetivo é movimentar o comércio de Faxinal, fazendo com que o turista fique mais tempo na cidade”, aponta.
No encontro, os participantes receberam informações sobre como participar da chamada pública do programa para obter a certificação e todos os benefícios do Selo de Turismo. “Já tivemos a adesão de sete empresas”, comemora. Alyne ressalta que, desde o ano passado, a cidade trabalha na construção de um planejamento estratégico para alavancar o turismo local. 
“O selo é uma ação estratégica e trabalhará desde a qualidade em gestão até aspectos fundamentais de vivência do turista dentro do estabelecimento”, adianta. Por meio do Sebraetec, as empresas interessadas terão 70% de subsídio para promover as melhorias necessárias e conquistar a certificação.
A secretária municipal de Turismo de Faxinal, Angélica Marchiafavel, diz que hoje a economia da cidade é baseada na agricultura e comércio, mas a atual administração quer aproveitar os atrativos naturais para potencializar o turismo. “A certificação é um importante diferencial, porque dá credibilidade às empresas”, afirma. 
Angélica acrescenta ainda que a prefeitura vai subsidiar os outros 30% dos recursos que seriam empregados pelos empresários participantes do programa. Ou seja, eles terão custo zero nas adequações que realizarão a fim de obter o selo.

Setor sem amadorismo
O presidente do Conselho Municipal do Turismo de Faxinal, Milton Munhoz Filho, lembra que as empresas do setor precisam trabalhar com profissionalismo. “Não dá para ser amador. Queremos desenvolver um turismo de qualidade e que tenha sustentabilidade”, justifica. Segundo Munhoz, o conselho trabalha para criar um roteiro de visitação aos atrativos de Faxinal que possa ser comercializado por agências de viagens do Brasil e do exterior. Ele, como empresário e dono do Hotel Fazenda Luar de Agosto, já manifestou o interesse em pleitear a certificação.
O diretor do IFPR, campus Ivaiporã, Onivaldo Flores Junior, conta que a instituição colaborou com a criação do site www.turismofaxinal.com.br, que já está no ar, mas ainda será atualizado. A página, por enquanto, possui fotos em 360 graus e informações sobre cinco pontos turísticos. “Com óculos de realidade virtual, o usuário poderá experimentar a sensação de estar nas cachoeiras”, conta. Junior informa ainda que o site terá informações comerciais sobre os passeios. “Nosso projeto futuro é que o usuário consiga criar um roteiro de viagem, que será enviado para o Centro de Atendimento ao Turista”, adianta.