CIDADES

min de leitura - #

Faxinal vai manter transporte de universitários

Da Redação

| Edição de 07 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Galo, disse ontem que vai manter o transporte de estudantes do município para as universidades e faculdades da região, conforme já vinha ocorrendo em anos anteriores. A garantia já havia sido dada por ele aos estudantes durante reunião na última segunda-feira à noite (4) com membros da Associação dos Estudantes Universitários de Faxinal (AEUFAX), da qual participaram mais de 100 pessoas entre acadêmicos, pais de alunos e vereadores.

Galo observa que a polêmica surgiu depois que o Ministério Público (MP) da Comarca de Faxinal recomendou o recolhimento dos ônibus que estavam sendo utilizados pela associação dos estudantes mediante convênio com a Prefeitura. A alegação do MP é a de que a Prefeitura deve dar prioridade aos alunos da rede pública municipal de ensino.

Imagem ilustrativa da imagem Faxinal vai manter transporte de universitários


Galo informou que, para tirar qualquer dúvida sobre este tipo de atendimento prestado pelo Município aos universitários, pediu um parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) sobre se o Município poderia continuar ou não cedendo ônibus para a associação dos universitários. De acordo com o prefeito, o primeiro parecer do Tribunal é favorável. No entanto, caso a associação venha a ser extinta, os ônibus devem voltar aos domínios do Município. O prefeito diz que levou este parecer ao promotor de justiça, porém este não acatou e sugeriu uma outra alternativa.
“Se o Tribunal de Contas deu parecer favorável, eu vou seguir este parecer”, disse Galo, que, inclusive, contratou um advogado particular, com custo do seu próprio bolso, para auxiliar neste processo de continuidade do transporte escolar universitário.
O prefeito frisa que é preciso deixar bem claro que não é contra o posicionamento do Ministério Público, porém a recomendação o pegou de surpresa e ele não acha justo cortar o transporte universitário de uma hora para outra.