COLUNAS

min de leitura - #

Fazendo história

Editoria de Política

| Edição de 11 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao assinar ontem o contrato para a execução do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-376, na saída de Apucarana para Curitiba, o prefeito Junior da Femac (PDT) destacou a importância do momento. “Estamos fazendo história, levando em conta a importância desta conquista que começa a se materializar”, citou Junior, acrescentando que os empresários instalados na região sul da cidade e os moradores dos bairros serão ouvidos na elaboração do projeto. As obras de duplicação do trecho de 2,5 km, com canteiro central e rotatórias, têm previsão de custo na casa de R$ 5 milhões, recursos que serão bancados pelo governo do Estado. “Agradecemos a viabilização deste projeto ao governador Ratinho Junior e aos secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Guto Silva (Casa Civil) e Beto Preto (Saúde)”, ressalta o prefeito de Apucarana. 

Contas de maio O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), fez antes do início da sessão ordinária de ontem uma prestação de contas referente ao mês de maio. De acordo com o relatório, o Legislativo fechou o mês com um saldo em caixa no valor aproximado de R$ 1,3 milhão. A despesa com a folha de pagamento está na casa de 47,4%.

Projetos Na sessão ordinária de ontem, a Câmara de Apucarana aprovou um pacote de projetos de lei do Poder Executivo, a maioria deles pedindo autorização para abertura de crédito adicional suplementar e especial e também cedendo terrenos para instalação de empresas. São empresas do próprio município que estão expandindo suas atividades. O secretário de Indústria e Comércio, Edison Estrope, esteve presente.

Moção O Legislativo de Apucarana também aprovou ontem a entrega de Moção de Aplausos à Associação de Capoeira Mestre Nelson Ventania pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área de assistencialismo social, realizando trabalhos voluntários com crianças e adolescentes. A moção é do vereador Lucas Ortiz Leugi (Rede) e foi aprovada por unanimidade.

Agradecendo Quem esteve na sessão de ontem da Câmara de Apucarana foi o padre Paulinho Amaral, que já trabalhou por muito tempo no município e hoje está respondendo pelas paróquias de Ângulo e Flórida, na região de Astorga. Padre Paulinho foi agradecer a aprovação de título de Cidadão Honorário que lhe foi proposto pela Câmara por intermédio do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSB).

Prefeituráveis Jandaia do Sul já tem hoje pelo menos oito nomes em evidência para concorrer nas eleições de prefeito no ano que vem. São eles André Saddi, Lauro Júnior, Zé da Gruta, Carneiro da Metafa, Miller Borba, Cir Albieri, Professor Milton Lopes e Paschoal da Peixaria. Há ainda outros que também podem concorrer à sucessão do prefeito Ditão Púpio (PSC), que está no seu segundo mandato consecutivo.

Décimo terceiro Alguns prefeitos da região já tencionam liberar metade do 13º salário do funcionalismo público municipal no final do mês de junho ou início de julho. Outros preferem liberar o pagamento integral somente no mês de dezembro. Neste primeiro semestre, a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem sido razoável, porém há previsão de queda no segundo semestre.

Biometria Começaram ontem os trabalhos de cadastramento biométrico dos eleitores de Faxinal, Borrazópolis e Cruzmaltina. A meta da Justiça Eleitoral é atender cerca de 21,7 mil eleitores dos três municípios da Comarca de Faxinal. Os trabalhos vão prosseguir até o dia 27 de setembro. Também estão fazendo biometria as comarcas de Grandes Rios (até 30 de agosto) e Ivaiporã (até 29 de novembro).

Unespar I Buscando suprir a demanda de corpo técnico da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou requerimento à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) solicitando a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar 141 agentes universitários. A Unespar conta hoje com 12 mil alunos, em 7 campi: Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, São José dos Pinhais e União da Vitória.

Unespar II Para Chiorato, a necessidade de novos agentes universitários é urgente “Atualmente a Unespar possui apenas 125 agentes universitários para atender um corpo de 12 mil alunos”, conta. Arilson ainda afirma que, embora o governo venha anunciando cortes, é necessário apontar para outra direção “Estamos aqui em defesa da universidade pública, em defesa da nossa Unespar”, diz.

Vapt Vupt

O vazamento de informações da Lava Jato envolvendo o ministro Sergio Moro incomoda o governo Bolsonaro.
Notícias desta natureza envolvendo ministros sempre acabam gerando uma crise política de graves consequências.
Apesar da grande repercussão do vazamento de informações da Lava Jato, o presidente Jair Bolsonaro se diz tranquilo.
Bolsonaro afirmou que confia plenamente no ministro Sergio Moro e manifestou irrestrito apoio ao ex-juiz federal.