OPINIÃO

min de leitura - #

Fazer melhor

Abraham Shapiro

| Edição de 09 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quando eu uso esta expressão nas minhas consultorias, geralmente ela gera debate, controvérsias e resistências.
‘Melhor’ implica que o que temos aqui e agora está imperfeito. Logo, tem que melhorar. Porém, melhorar requer mudanças. E toda mudança assusta. Além de que ‘melhor’ tem um certo grau de subjetividade e pode estar nos olhos de quem vê. ‘Melhor’ é uma afirmação que exige não só confiança ao pronunciá-la, mas também otimismo em altas doses para acreditar que é possível.
‘Fazer’. Alguém precisa agir para melhorar. Quem é ‘alguém’? Você, eu ou ‘você e eu’. Diante disso, se você não estiver a fim de desempenhar uma melhoria, significa que é parte do status quo – o que é um problema. 
Você vê agora como ‘fazer melhor’ é uma ideia difícil de abraçar? 
Mas nada se resolve pelos sintomas. E sim pelas causas. Quais as causas de tudo isso?
O dia a dia nos empurra ao conformismo, a nos encaixar nas coisas como estão, e não a ‘fazer melhor’. Daí que a simples menção destas duas palavras empurra as pessoas a se queixarem em vez de agir a respeito. 
Quero dizer que existe uma tendência natural do homem ser e permanecer passivo. Quebrar a passividade incomoda, pois ela não quer que o indivíduo se entusiasme, se empolgue, atualize seus ‘sistemas’ e evolua. 
No entanto, tudo o que há no nosso mundo foi melhorado um dia: a água que bebemos, a comida que comemos, os meios de transporte, o acesso à informação, as casas e as cidades em que vivemos etc. Se isto é bom hoje, só é bom porque alguém, uma ou duas gerações atrás, decidiu melhorar. E se não é bom – ou não é bom o suficiente –, a quem caberá agir para que melhore? A nós – a mim e a você.
Podemos olhar ao nosso redor e não enxergar nada que nos convide a uma atitude. Mas se nos permitirmos ver, encontraremos algo em que podemos investir esforço e ‘fazer melhor’. Você e eu estamos diante desta oportunidade desenvolvendo a visão, propondo mudanças e empreendendo o trabalho necessário para que ela aconteça. 
É por nossa conta, agora! Então, o que você acha de ‘fazer melhor’?