COLUNAS

min de leitura - #

Fechamento do plano

Editoria de Política

| Edição de 20 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Oficina Regional para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ivaí, realizada nesta semana em Apucarana, será concluída hoje, a partir das 8h30, em evento no Sebrae local. Será a oportunidade de secretários municipais, lideranças empresariais e representantes de entidades manifestarem suas opiniões no fechamento do programa. O Paraná Projetos produziu o diagnóstico com base nos 28 municípios do Território do Vale do Ivaí, 26 municípios da Amuvi e 25 municípios integrantes da Amuvitur, elegendo como prioridades os segmentos de turismo de aventura, turismo religioso e fruticultura. Nos últimos dois dias uma comitiva de técnicos da Sedu, Paraná Projetos e Agência Paraná de Desenvolvimento cumpriu agenda na região. O grupo visitou atividades produtivas, bem como pontos de atração turística em Apucarana, Cambira, Faxinal, Lunardelli, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Mauá da Serra.

Oportunidade Para o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), o seminário é uma oportunidade única para a região. “Precisamos contribuir com o trabalho de planejamento e orientação dos técnicos do Governo do Estado, visando a criação de novos negócios, com geração de mais empregos e renda no Vale do Ivaí”, ressalta Beto Preto. 

Posse na AMP O novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Frank Ariel Schiavini (MDB), prefeito de Coronel Vivida, toma posse na próxima terça-feira (24), às 9 horas, em solenidade no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Prefeitos de todo o Estado estão sendo convidados para o ato solene.

Em debate Além da posse de Frank Schiavini na presidência da AMP, também haverá na solenidade prestação de contas do primeiro trimestre de 2018 por parte do atual presidente Marcel Micheletto (PSDB) e debate sobre a proposta de ação judicial que trata de verbas e diferenças do Fundeb em favor dos municípios.

Morte de líder  Morreu ontem em Godoy Moreira o ex-líder rural do Vale do Ivaí na década de 80, Valdomiro Silva, aos 80 anos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde. Valdomiro Silva, assim como o ex-padre Osvaldo Campos de Almeida (já falecido) e outros lutaram para não deixar que bancos tomassem terras de agricultores endividados.

Protestos O movimento dos agricultores contra os bancos na década de 80 começou por São João do Ivaí e ganhou força em outros municípios da região com o fechamento de agências bancárias. O movimento conseguiu com que muitos agricultores renegociassem suas dívidas nos bancos principalmente no Banco do Brasil e Banestado.
Seminário Lidianópolis sedia neste sábado o Seminário das Águas em Defesa do Rio Ivaí, organizado pela Diocese de Apucarana junto com Ministério Público, Colônia de Pescadores, prefeituras, câmaras de vereadores e movimentos sociais. O evento, que questiona a instalação de hidrelétricas no Rio Ivaí, será em Porto Ubá, das 8 ás 16 horas.

Usinas A possibilidade de construção de pequenas usinas hidrelétricas em alguns pontos do Rio Ivaí já vem sendo debatida em audiências públicas promovidas nos municípios cortados pelo manancial. Ambientalistas, padres, promotores, movimentos sociais e lideranças comunitárias têm se manifestado contra.

Na Câmara O secretário de Obras e responsável pelo setor rodoviário da Prefeitura de Borrazópolis, Roberto Domingues, esteve na sessão da Câmara na noite de segunda-feira. Ele respondeu às muitas perguntas feitas pelos vereadores sobre as condições das estradas rurais e o que vem sendo feito em termos de melhorias. 

Mesma língua I O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse ontem que os juízes que atuam na Justiça Eleitoral devem buscar a uniformidade das decisões no pleito deste ano. Segundo ele, é importante que os magistrados que atuam nos TREs “falem a mesma língua” e apliquem a jurisprudência fixada pela Justiça Eleitoral, gerando segurança jurídica para as partes. 

Mesma língua II A afirmação de Luiz Fux foi feita durante o seminário “Perspectivas e Desafios da Propaganda Eleitoral: Eleições 2018”, realizado na sede do Tribunal. “A ideia é que as jurisprudências dos tribunais sejam um norte para os juízes e, para tanto, devem ser coerentes. Não se pode julgar casos iguais de maneira diferente. As jurisprudências devem ser estáveis”, disse.

Vapt Vupt

Seminário de desenvolvimento regional ocorrido nesta semana em Apucarana pode dar bons resultados.         
Vários municípios já pretendem elaborar projetos visando aproveitar suas potencialidades.         
Em tempos de crise e poucos recursos, prefeituras precisam buscar meios de aumentar a receita.         
Em vários municípios da região prefeitos corrigiram valores venais de imóveis para atualizar o IPTU.