CIDADES

min de leitura - #

Fecomércio entrega duas praças em Apucarana

Da redação

| Edição de 29 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Apucarana ganhou duas novas praças, que foram construídas pelo Sistema Fecomércio. Um dos espaços está localizado junto ao Sesc, defronte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde no passado funcionava a Casa de Portugal, e o outro em anexo ao Senac, nas proximidades do Parque Jaboti. 
Devido à pandemia do coronavírus, as praças foram abertas em ato simbólico. O primeiro ato foi realizado no denominado Espaço de Saúde e Bem-estar, junto à unidade do Senac de Apucarana. “Trata-se de uma área doada pelo Município de cerca de 11 mil metros quadrados para a construção do Senac, que assumiu o compromisso de urbanizar este espaço”, explica o prefeito Junior da Femac. 
Neste local, passa o canal do Córrego Jaboti, que separa naturalmente os dois parques. “O espaço foi cercado com alambrado e possui dois acessos, ganhando também parque infantil, academia ao ar livre, bancos, estacionamento e drenagem”, cita Lucas Salvalaggio da Silva, gerente do Senac. 
O segundo ato ocorreu em área próxima ao Sesc, onde foram implantados o Memorial Casa de Portugal e Praça José Lebre dos Santos. “É um espaço que tem um grande simbolismo para Apucarana. Além de ficar próximo da nascente do Rio Pirapó, ele abriga o Memorial Casa de Portugal e presta homenagem ao pioneiro José Lebre dos Santos, descendente de portugueses e que foi um grande empresário do comércio de Apucarana”, ressalta o prefeito Junior da Femac. 
Osnei José Simões Santos se manifestou em nome da família do homenageado, lembrando que esta área abrigou por anos a tradicional Casa de Portugal e, em 2006, foi doada ao Senac para edificação do novo prédio da entidade. “Mas por estar nas proximidades da nascente do Rio Pirapó, entraves da legislação ambiental impossibilitaram a obra, que foi executada posteriormente em terreno doado pela Prefeitura de Apucarana nas imediações do Parque Jaboti”, recorda. 
Luiz Fernando Mamede Mendes, presidente da comissão de obras, afirma que a Prefeitura contribuiu com a terraplenagem do terreno que possui área de cerca de 3 mil metros quadrados. “Além do memorial em homenagem aos pioneiros portugueses foram plantadas neste espaço 13 oliveiras de espécies que são cultivadas em Portugal e também 13 cerejeiras”, reitera, lembrando que o espaço possui ainda pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, bancos e gramado. 
A gerente do Sesc, Marcia Dallagnol, a preseidente do Sivana, Aida Assunção e membros da colônia portuguesa participaram da solenidade. (DA REDAÇÃO)