CIDADES

min de leitura - #

Feira da Economia Solidária tem novo espaço

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A feira de economia solidária estreou nesta sexta-feira (30) no recém-inaugurado Espaço das Feiras, reunindo barracas de gastronomia, artesanato, plantas suculentas, mel e orgânicos certificados. O espaço vai trazer mais visibilidade para produção local e agricultura familiar de Apucarana.

As hortaliças, temperos, raízes e frutas orgânicas certificadas da empreendedora solidária Leninha Gomes, do sítio Terra dos Ventos, por exemplo, estavam expostas em uma barraca ao lado dos produtos da Horta Solidária (Espaço Empreender). Taioba, abobrinha e abóbora, limão cravo, beterraba, açafrão, tomilho, manjerona, alfaces frisê, americana, roxa, rúcula, chicória, almeirão, alho poró eram comercializados no local. 
“Nós estamos acreditando muito em mais essa oportunidade de comercializar nossa produção. As pessoas precisam conhecer mais a produção orgânica, que tem a falsa imagem de ser mais cara. Mas não é. E estamos formando novos produtores orgânicos para a região, que já estão na etapa de manejo da terra, por onde tudo começa. Leva cerca de um ano para obter a certificação”, explica Leninha. “A pessoa tem que experimentar para ver a diferença no sabor. Quem não experimenta não sabe”, comenta ela.
Churros, pastéis e lanches, além dos já tradicionais pães de mel e sonhos, pudins e cucas, são comercializados pela empreendedora Néia França no espaço. Ela está na feira às sextas e aos domingos. “O espaço é perfeito, maravilhoso. A cidade precisava de um espaço assim”, comenta. Com ela concorda a cliente Leni França, que visitava o Espaço das Feiras pela primeira vez. “Acho que ficou perfeito. Passei aqui no sábado, mas estava muito cheio. Resolvi voltar em um momento em que tivesse menos movimento. O espaço é bem feito, bem instalado e organizado. Estou adorando. Já comprei bolo e caracóis húngaros”, disse. 
Maura Fernandes, coordenadora do Espaço Empreender e responsável pela Horta Solidária, considera que foi um ganho muito significativo para as expositoras e para os clientes essa oportunidade de comercialização dos produtos. “Estamos todos muito felizes em estar nessa estreia, num espaço tão limpo, amplo e acolhedor.” A horta beneficia 16 famílias e o modelo está em expansão. Em breve haverá uma horta também no Conjunto Habitacional Dom Romeu Alberti.
O prefeito Junior da Femac lembra que o Espaço das Feiras estará aberto a todas as iniciativas comunitárias. “Temos uma estrutura adequada e funcional, que também passa a sediar a Feira da Economia Solidária e esperamos que tenha sucesso, sendo prestigiada pelos consumidores de Apucarana e região”, afirmou.