COLUNAS

min de leitura - #

Feriadão no Congresso

Editoria de Política

| Edição de 10 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Próximo ao fim do ano legislativo, o Congresso terá cinco dias de folga na semana que vem, quando apenas a quarta-feira (15) é feriado pela comemoração à Proclamação da República. A Câmara dispensou os deputados entre os dias 13 e 17 de novembro, para curtirem um “feriadão”. Já no Senado, o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que não dispensará os parlamentares e que haverá deliberação na segunda (13) e na terça-feira (14). Porém uma consulta à previsão de pauta mostra que não existem projetos para serem votados na segunda. Na terça não há previsão da deliberação de textos de grande preocupação do Congresso e do governo. Entre os projetos previstos está um que concede o título ao município de Limeira (SP) de “Capital Nacional da Joia Folheada”. Prevendo falta generalizada devido ao feriado do dia 15, Eunício deixou de fora da agenda projetos considerados relevantes.

Mais asfalto O prefeito Beto Preto (PSD) acaba de remeter para a Câmara autorização de convênios para novos trechos de pavimentação asfáltica em Apucarana. Os recursos são para a 2ª etapa de asfaltamento da Rua Leutério Livoti, que irá ligar o Jardim Tibagi e Recanto do Lago com o novo residencial Fariz Gerbrim, além de outros trechos. 

Nota de pesar O prefeito Beto Preto, por meio de nota de pesar, manifestou ontem condolências à família e amigos, pelo falecimento do empresário Valdir Brambila. “Trata-se de uma liderança empresarial de Apucarana que, nas últimas décadas, investiu significativamente no Município e seu passamento gera muita tristeza”, afirmou. 

Segurança O prefeito Beto Preto se reuniu ontem com o major Roberto Cardoso e o capitão Vilson Laurentino da Silva, para discutir questões ligadas à segurança pública. Ele foi informado que o 10º BPM deflagrou ontem uma grande operação nos principais entroncamentos, nas estradas da zona rural de Apucarana. A ação visa combater quadrilhas que agem em sítios e fazendas. 

Revoltado O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, se manifestou ontem revoltado com atos de vandalismo praticados supostamente por estudantes num dos ônibus do transporte escolar. O veículo, que é novo, teve os bancos estofados cortados por estiletes, com as espumas sendo jogadas para fora.

Indignado Segundo o prefeito Galo, o vandalismo praticado com o ônibus de transporte escolar deixa qualquer um indignado, ainda mais em se tratando de um veículo novo que foi adquirido pela atual administração para conforto dos estudantes. Galo pede aos alunos e outras pessoas que denunciem esse tipo de coisa. 
Calçamento O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), recebeu a confirmação do deputado estadual licenciado Artagão Júnior (PSB) de que será concluído o calçamento da estrada que liga a cidade ao Distrito de Nova Amoreira. A última parcela de R$ 275 mil do convênio foi liberada nesta semana. 

Convênio A Prefeitura de Marilândia do Sul celebrou convênio com o governo do Estado para calçamento da estrada de Nova Amoreira ainda em 2013, no valor de E# 1,1 milhão. O Distrito de Nova Amoreira é a região de Marilândia do Sul que mais produz hortaliças e legumes, uma atividade forte do município.

Irregulares O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregulares as contas de 2013 da Câmara Municipal de Ortigueira, então presidida pelo vereador Marcos Rogério de Oliveira Mattos.O principal motivo foi a nomeação de um servidor comissionado para assessor jurídico, quando teria que ser um efetivo.

Veículo de luxo I A Justiça de Icaraíma (Noroeste do Paraná) determinou o bloqueio dos bens do prefeito de Ivaté, Univaldo Campaner (PSC), por irregularidades na compra de um veículo de luxo para seu uso. Também tiveram os bens bloqueados a empresa que vendeu o veículo e a servidora responsável pela elaboração do edital. 

Veículo de luxo II Segundo o Ministério Público, houve direcionamento na licitação, uma vez que as características exigidas para o carro eram compatíveis com um único modelo e marca, o que resultou na participação de apenas uma empresa. Além disso, o carro foi comprado por R$ 152,5 mil, o que não justifica para uma cidade de 7 mil habitantes.

Vapt Vupt

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), conseguiu do Estado mais 50 casas para famílias de baixa renda.       
Bete Camilo assinala que outras 50 moradias estão em negociação dentro de programas sociais do Estado.         
A Confederação Nacional dos Municípios prepara mais uma manifestação de protesto em Brasília.           
O ato municipalista está marcado para o dia 22 deste mês visando garantir mais um recurso extra do FPM.