CIDADES

min de leitura - #

Festa da Cerejeira inicia hoje em Apucarana

CINDY SANTOS

| Edição de 27 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Começa hoje e segue até domingo (30), a 25ª edição da Festa da Cerejeira, em Apucarana. O tradicional evento que contempla a cultura japonesa acontece na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), com apresentações artísticas e comidas típicas.  
De acordo com o presidente da Acea, Keniti Ishida, a festa está repleta de atrações. “Este ano, a Escola Nipo-Brasileira de Apucarana vai realizar oficinas culturais e gastronômicas”, ressalta. Entre as atrações incluídas na programação de hoje, Ishida destaca o artista japonês Reison Kuroda que vai se apresentar usando o shakuhachi, instrumento oriental semelhante a uma flauta. 
“Também teremos a presença do cônsul Hajime Kimura na abertura da festa”, afirma o presidente da Acea.  
Ishida lembra que este ano a Festa da Cerejeira comemora seu jubileu de prata e frisa a importância do evento que, ao longo de 25 anos, valoriza a cultura japonesa em Apucarana, atraindo grande público da região. “Esse evento acontece graças ao esforço dos associados, voluntários, indústria e comércio que sempre nos apoiam”, salienta.  
A vice-presidente da Acea e coordenadora de eventos, Yuri Takeda, destaca que, amanhã, acontece a palestra  com o jornalista da Rede Globo, Clayton Conservani, sobre limites extremos. A palestra é aberta ao público e os convites podem ser retirados na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e no Sicoob. 
“No sábado também teremos o grupo de Sakura Odori com a participação de 250 convidados de várias cidades da região”, adianta. 
Outra atração do sábado é show Banda Nikkey Showa, de Londrina, além de apresentações das entidades assistenciais que receberam convites gratuitos da Acea.  
Neste ano, a festa também oferece uma excelente infraestrutura, proporcionando mais conforto e mobilidade ao público. 
De acordo com o coordenador de infraestrutura da Acea, Eduardo Nakaguishi, os espaços externos são todos cobertos e, ao contrário dos anos anteriores, a área da sede também será aproveitada. A entrada principal da Acea também foi asfaltada. “O objetivo é dar mais conforto ao público em questão de clima e mobilidade”, afirma.  
A expectativa da organização é que aproximadamente 25 mil pessoas passem pela Acea nos quatro dias. A abertura oficial da  25ª Festa da Cerejeira está marcada para às 20 horas, na Acea, localizada na Avenida Jaboti, nº 101, no Jardim Menegazzo.