CIDADES

min de leitura - #

Fiéis lotam Catedral para Missa das Cinzas

Da Redação

| Edição de 07 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Missa das Cinzas marcou ontem o início da Quaresma na Igreja Católica. Em Apucarana, centenas de pessoas participaram das celebrações na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. De acordo com o padre Roberto Carrara, o período que antecede a Páscoa serve de preparativo para a festa de ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com Carrara, pároco da catedral apucaranense, o número 40 é simbólico para o Catolicismo. “São várias as passagens em que este número aparece, envolvendo Noé, Moisés, o profeta Jonas e também Jesus Cristo. A Quaresma também tem 40 dias, não contando os seis domingos. Ela prepara os cristãos para o momento mais importante do Ano Litúrgico: a Páscoa, que é a ressurreição de Jesus”, afirma.
Segundo ele, a Quaresma se baseia em três eixos. “Este é um período de penitência, com o jejum de carne vermelha, oração e caridade. É um período de humildade, muito bem simbolizado pela Missa de Cinzas, que serve para nos lembrar que nós também somos pó. Hoje estamos aqui, mas amanhã podemos não estar”, afirma.

CF 2019
O evento também prepara para a Campanha da Fraternidade (CF) que, em 2019, tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’. “Somos todos responsáveis pela situação do país, escolhendo os governantes e depois ficando atentos e, se necessário, cobrando melhorias. Neste sentido, a Campanha da Fraternidade de 2019 convida os fieis a compreenderem a responsabilidade de cada um nas políticas públicas do nosso país”, diz Carrara.
O padre aponta ainda que muitos dependem do Estado em questões vitais. “Todos nós temos direito a Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras demandas da sociedade. Por isso, a Igreja está convocando todos a discutirem as políticas públicas com o intuito de melhorar a vida das pessoas”, comenta. (RENAN VALLIM)