COLUNAS

min de leitura - #

Fim de mandato

Editoria de Política

| Edição de 09 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Nestor Baptista, está insistindo junto aos prefeitos dos 399 municípios do Estado para que tomem todas as medidas preventivas e eficientes possíveis no fechamento das contas deste último ano de mandato. Ele ressalta a importância de as contas serem entregues tudo em ordem para os gestores não terem problemas no futuro. De acordo com Nestor Baptista, o TCE-PR é um parceiro dos prefeitos no sentido orientá-los da melhor forma possível para que organizem e fechem as suas contas de acordo com o que determina a lei fiscal. “O Tribunal quer ser visto como parceiro da administração municipal, aquele que quer bem servir a população e está pronto para ajudar da melhor maneira possível”, afirma Baptista. Segundo ele, o órgão é fiscalizador, mas não “carrasco” dos gestores públicos.

Alma sertaneja Rotineiramente, algumas pessoas que passam em frente à porta principal da Prefeitura de Apucarana, já à noite, no fim do expediente alongado, acabam se surpreendendo com cantorias sertanejas. O “espetáculo” acontece de improviso, quando o prefeito Junior da Femac se encontra com o porteiro Sr. Eufides. A dupla, apaixonada pelo sertanejo raiz, canta com uma boa afinação, músicas de Milionário e Zé Rico, e de Tião Carrero e Pardinho. “Não tem plateia, mas é um momento gostoso de descontração”, diz o prefeito.

Com Mandetta O médico Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná, vem mantendo um ótimo entrosamento com seu colega médico sul-matogrossense, Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde do governo Bolsonaro. Os dois se reuniram nesta semana em Brasília para tratar do plano de enfrentamento ao Coronavírus e também trataram das estratégias para conter o risco do Sarampo que, após décadas, volta a preocupar no País. 

Em Curitiba Nesta segunda-feira (10), apesar do ponto facultativo no município, em função do feriado da padroeira, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, estará em Curitiba. Ele informa que irá tratar de diversos temas do interesse do Município. O principal deles é dar maior celeridade no processo de municipalização do licenciamento ambiental, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Esse mecanismo é de fundamental importância para dar mais agilidade nos processos simplificados”, assinala Junior.

Empregabilidade Na próxima quarta-feira, dia 12, a Prefeitura de Apucarana firma novo contrato de compra de cursos profissionalizantes junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A partir de 2013, na gestão Beto Preto, nunca paramos de ofertar cursos aos trabalhadores de Apucarana, buscando sempre garantir melhor empregabilidade no mercado de trabalho aos apucaranenses”, justifica o prefeito.  
FPM maior Prefeituras recebem nesta segunda-feira o primeiro repasse de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Comparado com o mesmo período do ano anterior, o montante é 21,12% maior, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional Também há um crescimento no acumulado do ano. No período de janeiro até 10 de fevereiro de 2020, o valor apresenta crescimento de 4,05% sem levar em os efeitos inflacionários do período de 2019.

Desempenho O primeiro repasse de FPM deste mês é o maior desde fevereiro de 2018. Esse bom desempenho recuperou a queda no repasse do FPM que foi observada em janeiro. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), isso é explicado pelo fato de acontecer o ajuste do Imposto de Renda dos fundos de investimentos, que têm de ser feito até o fim de janeiro, o que influencia significativamente o repasse do FPM do mês de fevereiro.

Grande perda Vale lembrar que no mês de janeiro deste ano todas as prefeituras receberam bem menos FPM em comparação com igual do ano passado. O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, por exemplo, afirma que seu município teve uma perda de R$ 400 mil em janeiro. Ninguém sabe ao certo, mas acredita-se que tenha havido algum problema no cálculo feito pela Secretaria do Tesouro Nacional, que agora estaria fazendo a reparação.

Pelo “pacto” O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), espera grande número de prefeitos, lideranças municipalistas e representantes de entidades para a audiência pública marcada para quarta-feira (dia 12) para debater o Pacto Federativo e a extinção de pequenas cidades. Ele observa que 104 cidades paranaenses estão ameaçadas por esta proposta do Governo Bolsonaro.

Vapt Vupt

A Câmara de Apucarana transferiu a sessão ordinária desta segunda para quarta-feira, às 16 horas.       
A transferência da sessão é porque amanhã é ponto facultativo em Apucarana nas repartições municipais.       
Mas na quarta-feira à noite haverá sessão para homenagear o coral Belas Mulheres Escolhidas por Deus       
Em Arapongas, vereadores voltam a se reunir nesta segunda-feira, às 16 horas, em sessão ordinária.