COLUNAS

min de leitura - #

Finanças em discussão

Editoria de Política

| Edição de 28 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário da Fazenda de Apucarana e presidente do Diretório Municipal do PSD, Marcello Machado, participou ontem do Fórum de Secretários Municipais de Finanças, em São Caetano do Sul. O evento acontece dentro da programação da 74ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Segundo ele, assuntos relevantes para os municípios foram abordados. “Nas discussões com especialistas de finanças públicas, confirmamos a necessidade de modernização das prefeituras, visando atender mais aos cidadãos”, avaliou Marcello Machado. O secretário diz que entre os gestores das cidades de médio e grande porte do Brasil existe uma expectativa positiva em relação ao governo do futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Isso fica patente, quando ele diz que seu governo irá priorizar mais o Brasil e menos Brasília”, assinala Machado.

Fashion Day Nesta semana, o prefeito Beto Preto (PSD) se reuniu com a presidente do Sindicato das indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), Bete Ardigo, para tratar do “Apucarana Fashion Day”. A prefeitura, ao lado do Sebrae, Fiep, Senai e APL do Boné, também está apoiando o importante evento das indústrias de confecções de Apucarana, que promete movimentar a cidade hoje e amanhã.

Transmissão A prefeitura de Apucarana está viabilizando a transmissão ao vivo, via Facebook, do Apucarana Fashion Day, a partir das 18 horas de hoje. “Trata-se de um grandioso evento do nosso polo de confecções, que é o que mais gera empregos neste segmento em todo o Paraná, e que merece o apoio e divulgação do poder público”, enfatiza Beto Preto. 

Sede do Detran A governadora Cida Borghetti (PP) inaugura hoje, às 9 horas, a nova unidade do Detran Paraná em Arapongas, juntamente com o diretor-geral Marcello Panizzi e o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC). O novo espaço é mais amplo e fica em terreno doado pela prefeitura. Cida também assinará ordens de serviço e de licitação para obras em escolas de Bom Sucesso, Mauá da Serra, Califórnia e Apucarana.

Repasse do FPM Prefeituras recebem amanhã o último repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 16,77% maior em relação a igual período do ano passado. O mês fechará com um aumento de 14,69% comparado a novembro do ano passado. No ano, o FPM registra crescimento de 4,23%, somando o repasse extra de julho.

Encontro O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Sílvio Barros, e o governador eleito Ratinho Júnior (PSD) confirmaram presença no Encontro Paranaense de Gestores Municipais que acontece em Foz do Iguaçu nos dias 6 e 7 de dezembro, no Recanto Cataratas. No dia 7 às 9 horas, Barros vai falar sobre o “Pacto Global da ONU e o Futuro dos Municípios”.

Municipalismo Também no dia 7, às 16h15, Ratinho Júnior participa das discussões sobre demandas dos municípios sob coordenação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Antes, às 10 horas, prefeitos e parlamentares avaliam propostas em trâmite no Congresso, com a presença dos presidentes da AMP, Frank Schiavini, e da Confederação dos Municípios, Glademir Aroldi.

Beto Richa I O Ministério Público Estadual entrou com ação na Justiça contra o ex-governador Beto Richa (PSDB), pedindo que ele seja condenado por improbidade administrativa a devolver quase R$ 20 milhões aos cofres da prefeitura de Curitiba, por supostos gastos irregulares com publicidade para promoção pessoal com fins eleitorais, quando ele era prefeito da Capital, entre 2007 e 2008. 

Beto Richa II A ação contra Beto Richa se origina em um pedido de investigação protocolado em 2010, na Justiça Eleitoral, pela então coligação “A União Faz Um Novo Amanhã”, que apoiava a candidatura do ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Segundo o MP, entre 2007 e 2008, a gestão de Richa teria gasto R$19.895.333,61 em valores atualizados com campanhas publicitárias enaltecendo seu governo.

Verba da Alep O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), descartou ontem a possibilidade de corte de recursos do Legislativo para 2019, conforme defende o governador eleito Ratinho Júnior (PSD). Segundo o parlamentar, a avaliação da procuradoria jurídica do Legislativo é que a mudança seria inconstitucional. Repasse cairia de 3,1% para 2,5% da receita do Estado.

Vapt Vupt

A partir da próxima segunda-feira algumas prefeituras da região poderão funcionar em meio expediente.           
No entanto, o recesso de final de ano só deverá ter seu início a partir do dia 20 de dezembro.           
Nos últimos dias, prefeitos e seus assessores têm passado o tempo fazendo cálculos para fechar o exercício.                 
Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeituras não podem deixar dívidas de um exercício para outro.