POLÍTICA

min de leitura - #

Folha dos servidores

Da Redação

| Edição de 25 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Para atender as necessidades dos cerca de 3 mil servidores municipais, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, garantiu ontem o adiantamento dos salários. Com a medida, o depósito do pagamento do mês de março será feito já nesta sexta-feira, dia 27 de março. “A antecipação, em geral no dia primeiro do mês, sempre foi uma prática da gestão Beto Preto, mas devido a todo este cenário imposto pelo novo coronavírus, estamos realizando mais esta ação que certamente vai ajudar muito aos nossos servidores e suas famílias neste momento tão difícil para todos”, observou Júnior.

Indústrias Com relação às indústrias, agroindústria e setor de transportes, o prefeito Junior da Femac esclareceu ontem que o município está seguindo orientações de autoridades federais e estaduais, no sentido de que não haja risco de desabastecimento. “Recomendamos aos empresários que forneçam máscaras e álcool gel aos seus funcionários, além de manter um distanciamento de no mínimo 1,5 m entre um funcionário e outro”, revelou o prefeito.

Sem ‘fake news’ Em transmissão ao vivo feita ontem pelas redes sociais da Prefeitura de Apucarana, Junior da Femac fez um apelo aos apucaranenses no sentido de evitarem compartilhar fake news. “Infelizmente, essa conduta só prejudica ao levar adiante informações falsas, causando pânico entre a população. As notícias ou alertas que devem ser considerados são as dos canais oficiais, no caso o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, que são reportadas com ética e responsabilidade pelos órgãos de comunicação”, argumentou.

Dispensa de idosos Junior da Femac também dialogou com representantes de sindicatos dos trabalhadores e patronal. “Solicitamos o apoio dos empresários para liberar os trabalhadores com mais de 60 anos e os que são portadores de doenças crônicas, além das gestantes”, informou, frisando que trata-se de uma recomendação aos industriais, focada na proteção de pessoas mais frágeis que têm mais risco de contaminação.

Elogios ao SUS A vereadora Márcia Sousa (PSD) elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) durante sessão da Câmara de Apucarana, ocorrida na última segunda (23). Segundo ela, o SUS precisa ser melhor reconhecido. “O SUS tem falhas, mas outros países não têm um sistema de Saúde como este, tão abrangente, e estão passando por péssimas situações com o coronavírus”, afirmou.

Foco na vida O vereador de Apucarana, Lucas Leugi (sem partido), pediu durante sessão da Câmara que os supermercados adotem medidas para conter a propagação do coronavírus. “Penso que seja necessário restringir as compras nos supermercados e exigir aumento nos cuidados para quem trabalha nestes estabelecimentos. A economia é importante, mas pode ser resgatada depois. O foco neste momento precisa ser na vida das pessoas”, diz.

Chumbo trocado Os vereadores Lucas Leugi e Márcia Sousa, inclusive, não escondem que nutrem certas diferenças – democraticamente, é verdade. Após discutirem sobre a cessão de honrarias pela Câmara em ano eleitoral, cada um votou contrário a um projeto de lei de autoria do outro. Lucas não concordou em dar o título de cidadã honorária a Maria Agar Borba, proposto por Márcia. Esta, por sua vez, votou contra a proposta do colega, que institui como de Utilidade Pública a Atlética de Engenharia da UTFPR campus Apucarana. Mesmo assim, ambos os projetos foram aprovados.

Prevenção Apesar de estarem liberadas para manter em operação as linhas de produção, os empresários do ramo do vestuário de Apucarana devem adotar medidas preventivas junto aos colaboradores, defendeu ontem o prefeito Júnior da Femac. Entre as recomendações está a dispensa dos funcionários com 60 anos ou mais de idade, os do grupo de risco e as gestantes. As indústrias também devem reorganizar o espaço de trabalho para que os funcionários fiquem a pelo menos um metro e meio um dos outros. “Estamos acompanhando de perto os acontecimentos e, se for necessário, vamos tomar medidas mais duras”.