COLUNAS

min de leitura - #

Forças políticas por Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 20 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) tem destacado, com frequência, a união que prevalece em Apucarana no cenário político-administrativo. “O governador Ratinho Junior, o secretário da Saúde Beto Preto e os deputados estaduais Arilson Chiorato e Delegado Jacovós, além da nossa equipe da prefeitura e dos vereadores que apoiam a gestão garantem um trabalho conjunto que tem feito Apucarana avançar, mesmo em meio à crise. Somam-se ainda neste time os deputados federais que nos ajudam”, avalia Junior da Femac, reiterando que, com esta união, Apucarana segue em frente, sempre trilhando no caminho do desenvolvimento econômico e social.

Agrinho Apucarana receberá nesta segunda feira pela manhã a premiação do Agrinho/2019, em Curitiba. O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e premia as melhores práticas de educação no Estado. O prefeito Junior da Femac, a secretária municipal de Educação e uma comitiva de alunos estarão participando da solenidade, que também terá a presença do governador Ratinho Junior (PSD), secretários e deputados.

Recursos Ainda nesta segunda feira em Curitiba, a partir das 17 horas, no Palácio Iguaçu, o prefeito Junior da Femac e o secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, estarão presentes em solenidade de repasse de recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento será comandado pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Serão liberados R$ 50 milhões aos 399 municípios, sendo R$ 850 mil para Apucarana.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, a partir das 16 horas em ponto, a sua sessão ordinária. Da pauta de votação constam dois projetos de lei de autoria dos vereadores, um projeto de lei complementar e um projeto de resolução. Da ordem do dia não consta nenhum requerimento de vereador, mas é possível que algum possa entrar em regime de urgência caso alguém entre com pedido verbal.

Ficha limpa Entre os projetos está o do vereador professor Edson da Costa Freitas (Cidadania) que institui a “ficha limpa” na administração municipal, tanto no âmbito do Executivo como no Legislativo. O objetivo é impedir a contratação de servidores públicos que já tenham alguma condenação ou estejam respondendo a processos judiciais por algum motivo. Isso vale tanto em concursos públicos como em nomeações para cargos em comissão.
“Voe Arapongas” Empresários, lideranças políticas e toda a comunidade de Arapongas aguardam com expectativa o início do programa Voe Paraná, que terá rota de aviões comerciais do interior para Curitiba e vice-versa. A largada oficial será nesta terça-feira, atendendo as rotas de Campo Mourão, Guaíra, Paranaguá e Francisco Beltrão, com escala em União da Vitória. Na quarta-feira, os voos começam a atender Arapongas, Paranavaí, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio e Cianorte.

Importância O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) considera a implantação de voos comerciais de Arapongas para Curitiba uma grande conquista do município. Segundo ele, isso demonstra a grande importância que Arapongas tem hoje e sempre teve no cenário econômico do Paraná. Na sua opinião, a rota aérea vai fortalecer ainda mais as atividades econômicas locais.

Atos oficiais I O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na sexta-feira a suspensão da Medida Provisória 896 de 2019, editada no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP dispensava a publicação de editais de licitação, tomadas de preços, concursos e leilões de órgãos da administração pública em jornais diários de grande circulação. Com a medida provisória, o governo passou a exigir a publicação somente em diário oficial ou site do órgão.

Atos oficiais II Agora, em razão da decisão de Gilmar Mendes, a MP fica suspensa até que o Congresso Nacional vote o texto da medida ou até que o Supremo julgue definitivamente a questão. A ação foi apresentada em 13 de setembro pelo partido Rede Sustentabilidade. Segundo a legenda, a MP visava “desestabilizar uma imprensa livre e impedir a manutenção de critérios basilares de transparência e ampla participação no âmbito das licitações”.

Vapt Vupt

O projeto Cinema na Praça, idealizado pelo governo do Estado, continua movimentando o Vale do Ivaí.
Depois de Marumbi, o Cinema na Praça está percorrendo outros municípios do Vale para alegria das crianças.
Para prefeitos da região, o Cinema na Praça é um importante projeto cultural idealizado pelo governador.
A verdade é que os pequenos municípios do Vale do Ivaí não têm cinemas, deixando a população longe das telas.