COLUNAS

min de leitura - #

Ford exibe Explorer em duas novas versões

Editoria de Veículos

| Edição de 19 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ford exibe Explorer em duas novas versões

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Ford exibe no Salão de Detroit o Explorer 2020, linha totalmente renovada do SUV mais vendido da América, com mudanças no design, nos motores, nas tecnologias e duas novas versões: ST e Hybrid. Ele chega ao mercado norte-americano no meio do ano, com visual mais atlético e uma arquitetura flexível de tração traseira que amplia o espaço nas suas três fileiras de assentos.

A capacidade off-road do novo Explorer também aumentou, com a opção de tração inteligente nas quatro rodas e sistema de gerenciamento de terreno com sete modos de direção. A oferta de motores inclui o 3.0 V6 EcoBoost de 370 cv ou 405 cv (no modelo ST), o 2.3 EcoBoost de 304 cv e o 3.3 híbrido com potência combinada de 322 cv. Ele vem de série com uma nova transmissão de 10 velocidades, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e conexão Wi-Fi para até 10 dispositivos com o serviço de assinatura FordPass Connect, que permite travar, destravar, localizar, dar partida e checar dados do veículo remotamente pelo smartphone. A linha dispõe das versões Standard, XLT, Limited, Limited Hybrid, ST e Platinum.

O novo Explorer mantém elementos marcantes do design original do SUV, como os pilares A e D pretos e pilares C na cor da carroceria. A linha de teto mais inclinada e a frente mais curta reforçam a esportividade e elegância. As rodas de alumínio são de 18 ou 21 polegadas. Bancos, volante, painel e apoios de braço revestidos em couro, assim como o teto solar duplo, são opcionais.

Imagem ilustrativa da imagem Ford exibe Explorer em duas novas versões

Cabine traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas |  Foto: Divulgação

A cabine traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas no console, carregamento sem fio para celular, quatro portas USB, tomadas tipo C para dispositivos móveis de próxima geração, tomadas de 12 volts e uma de 110 volts. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, opcional, tem gráficos 3D animados que mudam com os sete modos de direção selecionados.

TECNOLOGIA

Entre as novas tecnologias de assistência, o Explorer 2020 oferece o estacionamento automático de segunda geração, exclusivo na categoria, que manobra o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares ao toque de um botão, sem que o motorista precise mexer na direção, câmbio, acelerador ou freio.

Tem também piloto automático adaptativo inteligente com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, com câmeras que leem as placas e ajustam a velocidade automaticamente, e assistência de frenagem de ré com radar e sensores ultrassônicos.

Imagem ilustrativa da imagem Ford exibe Explorer em duas novas versões

Design do novo veículo mantém elementos marcantes originais do SUV |  Foto: Divulgação

O SUV vem de série com o Ford Co-Piloto 360, conjunto que inclui: alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres; sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; sistema de manutenção na faixa; câmera de ré e farol com acendimento e luz alta automáticos.

Como opcionais, oferece também assistência de manobras evasivas e sistema de frenagem pós-colisão. O modelo com tração traseira tem seis modos de direção: normal, esporte, trilha, escorregadio, reboque e eco. A versão com tração inteligente nas quatro rodas acrescenta o modo neve/areia para melhor desempenho off-road. A capacidade de reboque é de até 2.540 kg.